Iniciativa das pesquisadoras Thaís Magdalena Uliana e Nathalia Magdalena Uliana Gomes, o projeto Cérebro Musical estuda a intersecção entre arte, música e ciência, com um foco especial na neuropsicologia. O objetivo é democratizar o conhecimento gerado pela ciência para além do universo acadêmico e a partir desta sexta-feira (14) uma série de vídeos produzidos com este enfoque serão divulgados no canal de youtube @ocerebromusical.
Foram produzidos conteúdos de curta duração, em diversos formatos (artigos, textos, vídeos e artes informativas), com uma linguagem acessível e ações de inclusão, disponibilizados pela internet e pelas redes sociais, youtube e instagram. O projeto é realizado com recursos do Ministério da Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas.
Em sintonia com os objetivos, o projeto busca divulgar informações transformando conteúdo técnico e científico em textos mais acessíveis sobre a relação entre música e neuropsicologia, publicados no site do projeto (https://cerebromusical.com.br). A proposta visa superar barreiras muitas vezes associadas a publicações acadêmicas elitizadas, que frequentemente não estão disponíveis em português e que carecem de adaptação para acessibilidade, como a inclusão de Libras e transcrições.
A compreensão de como a música afeta o cérebro humano e a interação entre a arte musical e a ciência neurológica são tópicos de muita valia para a construção de uma sociedade sólida, mas frequentemente apresentam barreiras de acesso devido à complexidade de suas abordagens.
“Como educadora popular, entendo que a verdadeira eficácia de uma comunicação está na sua capacidade de ser compreendida por todos, não apenas por uma elite acadêmica. Quando o conhecimento é transmitido de maneira nítida e respeitosa, ele se torna um ponto de encontro, e não uma barreira. O Projeto Cérebro Musical busca exatamente isso: criar uma ponte entre a academia e a sociedade, levando a ciência de forma acessível e relevante para todos, independentemente da formação ou do contexto social”, contextualiza Thais sobre o projeto.
Conforme as pesquisadores, o projeto se apoiou em fontes reconhecidas no campo da neurociência e da psicologia da música, com autores e neurocientistas renomados como Oliver Sacks, Daniel Levitin e Larry Sherman, que possuem extensa pesquisa e contribuições significativas relacionadas à música, neurociência e psicologia.
Segundo Thais a preocupação com a acessibilidade permeou ao longo do projeto. Para esse objetivo, serão disponibilizados conteúdos em formatos essenciais, como a audiodescrição de imagens e medidas de acessibilidade na web, de acordo com a W3C (WAI). Além disso, o projeto prevê intérpretes de libras e legendas para garantir que a informação seja acessível também para pessoas com deficiência auditiva.
Uma série de ações e atividades foram desenvolvidas e estão interligadas com a produção de artigos, publicados em um blog especializado e que servem de base para outros formatos de produção, que podem ser aprofundados em outros estudos sobre questões artísticas e científicas relacionadas à música.
Também foram produzidos vídeos curtos, com duração de 2 a 3 minutos cada, abordando uma gama diversificada de tópicos, desde as bases da música sob a ótica da neuropsicologia até temas mais complexos, como o impacto emocional da música e seu papel na educação musical. Além de 48 artes informativas com descrição de imagem dialogando com o tema proposto e disseminando a informação nos formatos de redes sociais.
Serviço:
Série Projeto Cérebro Musical
Lançamento no youtube: de 14/02 a 25/02
Canais e redes sociais do projeto:
Site: https://cerebromusical.com.br
Instagram: @cerebromusical
youtube: @oCerebroMusical











