O Projeto Cozinha Escola começa nesta terça-feira (5), no Hub Gastronômico da Pontifícia Universidade de Campinas (PUC-Campinas). A ação visa capacitar pessoas em situação de vulnerabilidade social para atividades gastronômicas. Nesta primeira edição serão capacitadas em panificação e confeitaria 20 pessoas moradoras do Parque Shalon, em Campinas.
O projeto é resultado de pareceria entre a Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa), a PUC-Campinas e o Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação (ISA). O Hub Gastronômico fica no Campus I da Universidade.
As aulas acontecerão todas as terças-feiras, das 9h às 12h30, com término em 28 de novembro de 2023. A proposta é viabilizar o empreendedorismo e que, ao final do curso, os alunos possam produzir itens de panificação e confeitaria em suas próprias residências e gerar renda familiar.
“A parceria com a PUC-Campinas é gratificante para nós porque permite que a união de esforços faça com que o projeto seja um meio transformador na vida dos alunos. São pessoas em situação de vulnerabilidade social que, agora, poderão estar dentro de um ambiente universitário”, disse Valter Greve, presidente da Ceasa.
“Tão importante quanto a ação social que estamos fazendo é também o ensino que estamos deixando para os alunos na disciplina de Gastronomia Social, na qual os alunos têm a oportunidade de aprender como colocar os seus negócios, seu tempo e sua formação dentro de um projeto”, explica Andreia Pimentel, coordenadora da Gastronomia da universidade.
A parceria consiste em que a estrutura do curso seja oferecida pelo Hub Gastronômico da Universidade, que também será responsável pelos docentes da capacitação. A Ceasa fornecerá transporte, insumos e uniformes. Já o ISA, que atende cerca de 270 mil pessoas por ano, será responsável pela curadoria da ONG e comunidade atendida. Nessa oportunidade, a ONG participante será o Instituto Trilho Certo, comprometida em mudar a realidade social de crianças, adolescentes e suas famílias em situação de vulnerabilidade social na região norte de Campinas.
“Os alunos estão maravilhados com a oportunidade do curso. Para muitos, será a primeira vez na vida a vivenciar um pouco do universo acadêmico”, comenta Katia Novaes, Assistente Social do Trilho Certo.
O projeto Cozinha Escola vai ao encontro da Campanha da Fraternidade 2023, que aborda a fome no Brasil e cujo lema é “Dai-lhes vós mesmos de comer”. “Dentro da realidade da fome e do ensinamento de Jesus não é possível ficar parado”, enfatizou Dom João Inácio Müller, Arcebispo Metropolitano de Campinas e Grão-Chanceler da Pucamp, na ocasião do lançamento da Campanha da Fraternidade.











