O projeto “Sinestesia: Dança e Poesia Além dos Sentidos”, que oferece oficina gratuita de dança adaptada, música e poesia em Libras (Língua Brasileira de Sinais) e na modalidade Tátil para 25 pessoas com deficiências visuais e múltiplas (surdocegueira) da Região Metropolitana de Campinas (RMC), realiza seu espetáculo de encerramento, às 17h30 do próximo sábado (8), no CIS-Guanabara, em Campinas.
“As performances celebrarão a conexão entre dança, música e poesia em uma experiência sensorial única. Já a oficina inclusiva buscou ser uma ferramenta de transformação na trajetória dos participantes e de rompimento de barreiras e preconceitos”, explica a diretora geral Keyla Ferrari Lopes.
O espetáculo gratuito será acessível em Libras e contará com recursos de audiodescrição.
Além de Keyla, o multiartista Coré Valente assina a direção geral do show. Ele também é responsável pela direção musical, que conta com o apoio voluntário do percussionista Bidi Rodrigues. O artista Sílvio Leme, que também é professor do projeto “Sinestesia”, fará um solo de mímica.
As apresentações contam ainda com o apoio de outros voluntários e voluntárias, como Teresa Cristina Lopes e Lílian Cardoso que participarão de alguns shows de dança. O Coral Coromim entoará cânticos durante as apresentações dos alunos do projeto. E o escritor e videomaker Carlos Lopes fará a condução do espetáculo através de seus textos.
As aulas do projeto “Sinestesia: Dança e Poesia Além dos Sentidos” começaram em março deste ano e ainda estão sendo realizadas no Centro Cultural Louis Braille (CCLBC) e no Espaço CIS-Guanabara – Centro Cultural da Unicamp, ambos em Campinas.
Realizado por meio do ProAC (Programa de Ação Cultural) da Secretaria de Estado da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo, o projeto foi formatado para atender exclusivamente mulheres cegas e surdocegas, que foram as primeiras a se inscreverem. Mas, diante da procura por inscrição de homens com deficiência visual, a diretora artística do projeto Keyla Ferrari Lopes, bailarina pedagoga, intérprete de Libras e arte-educadora, ampliou o público-alvo.
Oficinas e busca por patrocínio
O programa inclui oficinas de dança adaptada e de poesia através da música. Elas abordam técnicas de dança criativa e contemporânea adaptada, bem como sapateado adaptado, e sessões de estudo e de escrita de poesia em Libras e em Libras Tátil para as mulheres surdocegas, além de integrar a arte plástica na cenografia do processo.
“Esse espetáculo de encerramento visa promover a visibilidade e a inclusão, destacando a importância da acessibilidade e da participação ativa de pessoas com deficiência no contexto artístico-cultural”, explicou Keyla.
Enquanto projeto inclusivo, o “Sinestesia: Dança e Poesia Além dos Sentidos” busca madrinhas, padrinhos e parceiros que possam contribuir com a sustentabilidade financeira da iniciativa. “Encontrar apoiadores comprometidos e construir uma base estável de financiamento é hoje um dos nossos focos para garantir que as aulas para esse público sejam oferecidas em médio e longo prazo, inclusive buscando ampliar o atendimento”, explica Keyla.
SERVIÇO
Espetáculo gratuito do Sinestesia
Data: 8 de novembro
Horário: 17h30
Local: CIS Guanabara (Rua Mário Siqueira, 829, em Campinas)
Estacionamento: gratuito
Direção Geral: Keyla Ferrari
Direção Artística: Coré Valente e Keyla Ferrari
Participações Especiais: Bidi Rodrigue, Carlos Lopes, Coral Coromim, Sílvio Leme, Teresa Cristina Lopes e Lílian Cardoso











