O Projeto UpDown, patrocinado pela BRK, foi eleito o melhor projeto social do ano pela Liga de Basquete Feminino (LBF) no Prêmio LBF Social 2024. Com o objetivo de promover a inclusão e o desenvolvimento de pessoas com Síndrome de Down por meio do esporte, o UpDown utiliza o basquete como uma ferramenta de transformação na vida de crianças e adolescentes, oferecendo-lhes oportunidades de crescimento físico, intelectual, psicológico e social.
A iniciativa é a primeira do Brasil a formar uma equipe de basquete exclusivamente composta por pessoas com Síndrome de Down. Desde o seu lançamento, o projeto já beneficiou mais de 50 participantes. As aulas acontecem em Campinas, em parceria com a Associação de Esportes Olímpicos (ASSEO) e o Centro Síndrome de Down (CESD). O técnico Antônio Carlos Vendramini é um dos idealizadores e líderes do projeto, contribuindo com sua experiência para o desenvolvimento das habilidades esportivas dos alunos.
O UpDown é gratuito para os participantes e conta com o apoio das jogadoras da equipe Unimed Campinas, que visitam regularmente os treinos, inspirando e motivando os jovens atletas.
Com o patrocínio da BRK, o projeto reforça a importância da inclusão social e do esporte como veículos de desenvolvimento, proporcionando um espaço de autonomia, cooperação e conquista para pessoas com Síndrome de Down.
“Temos muito orgulho de apoiar o Projeto UpDown. Essa iniciativa, aderente aos valores da BRK, reforça o poder de transformação e a importância de, juntos, construirmos uma sociedade mais justa, diversa e inclusiva”, destaca Carlos Almiro, diretor de Relações Institucionais, Sustentabilidade e ESG e presidente do Instituto BRK.
A premiação do projeto ocorreu em novembro, durante o intervalo da partida entre Unimed Campinas e Ourinhos/AOBE, pelas quartas de final do campeonato paulista. A cerimônia contou com a presença dos alunos e de seus familiares, celebrando a conquista que reconhece o impacto positivo e transformador do esporte na vida das pessoas com deficiência.







