Parlamentares da Bancada do PT em Campinas vão realizar, no próximo dia 10 de setembro, quarta-feira, uma homenagem ao ex-prefeito Antônio da Costa Santos, o Toninho do PT, na Câmara Municipal de Campinas.
O momento de memória e celebração da vida de Toninho acontecerá a partir das 16h30, no Plenário da Casa. A atividade marca os 24 anos da morte do ex-prefeito do PT, que teve sua vida ceifada de forma violenta em 10 de setembro de 2001.
Um dos últimos capítulos desse crime sem solução, que resultou na pergunta sem resposta “Quem matou Toninho?”, aconteceu quando o assassinato completou duas décadas.
Na ocasião, a Justiça brasileira revelou-se incapaz, assim como o Estado brasileiro e as autoridades policiais, de dar uma resposta à família, seus apoiadores e a Campinas.
Foi quando o crime completou 20 anos, em 11 de setembro de 2021, que a partir dali se tornou prescrito, ou seja, mesmo que o autor fosse identificado, não poderia mais ser punido em função do tempo transcorrido.
Viúva de Toninho cobra autoridades e lembra: “Ainda estamos aqui”
A homenagem
A iniciativa da homenagem partiu da bancada petista na Câmara Municipal, é aberta a toda a população e deve ser realizada antes da sessão ordinária dos vereadores.
Anualmente, a militância do PT reserva um momento neste dia para lembrar a memória de Toninho do PT, até hoje um dos quadros mais emblemáticas e importantes da história do partido na cidade.
Sua vida foi encurtada por um assassinato que até hoje não teve respostas. E a população terá, mais uma vez, a chance de celebrar sua vida, seu legado e exigir justiça.
O último capítulo do Caso Toninho: crime impune, omissões e ‘fracasso do Estado’
“Já são 24 anos e, ainda hoje, a população de Campinas sente a perda do companheiro Toninho. Ele era uma liderança jovem do PT, um urbanista reconhecido, estudioso da nossa cidade, que havia sido eleito prefeito. Sua morte violenta ceifou sonhos e deixou muita saudade, além de um sentimento amargo do que poderia ter sido seu governo se estivesse vivo. Vamos homenagear Toninho e manter sua memória e seu legado vivos”, afirma a vereadora Paolla Miguel, líder da bancada de vereadores do PT na Câmara Municipal.

SERVIÇO
Homenagem – 24 anos sem Toninho do PT
Câmara Municipal de Campinas
10/09, quarta-feira, a partir das 16h30











