As flores carregam significados. No Dia de Finados, que será celebrado neste domingo (2), elas representam um elemento importante nas homenagens. Mas para além disso, incorporam também mistérios, que podem ser desvendados por meio da floriografia – a área de estudo de simbologias das flores.
Especialista no assunto, o pesquisador Thiago de Souza em parceria com a Ceasa Campinas revela alguns segredos que estão por trás desse ornamento da natureza presente em tantas ocasiões.
“Homenagear com flores nossos entes queridos que já partiram, além de uma tradição milenar e um gesto de acolhimento e carinho, é também uma arte que atravessa culturas pelo mundo e é imediatamente relacionada a uma maneira de expressarmos sentimentos”, explica Thiago.
De acordo com o pesquisador, cada tipo de flor, e sua cor, expressa um sentimento específico nas homenagens póstumas:
- lírios brancos: restauração da pureza da alma, a partir da paz;
- rosas vermelhas: máximo do afeto, o amor imortal;
- copos de leite: delicadeza e leveza de uma passagem tranquila;
- girassóis: vida longeva e legado do conhecimento;
- crisântemos: plenitude da vida como uma obra bem-acabada;
- margaridas: inocência da juventude de uma alma imaculada;
- lisianthus: sensibilidade para com o mundo;
- orquídeas: força de adaptação às transições que a morte nos impõe.
“As flores também podem somar seus significados quando combinadas em coroas ou guirlandas, representando o ciclo glorioso da vida, que se eterniza na condição de existência em memórias e afetos, mesmo quando nos distanciamos fisicamente”, complementa Thiago de Souza.
Operação
Campinas se mobiliza para o Dia de Finados com aumento nos horários de atendimento dos cemitérios municipais e uma operação especial de trânsito organizada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec).
A expectativa da Setec (Serviços Técnicos Gerais) é de que os três cemitérios municipais recebam cerca de 100 mil visitantes cada um. Assim, os horários de funcionamento foram ampliados – os espaços ficarão abertos entre 6h e 18h.
Está na programação a disponibilização de sanitários químicos e copos d’água e a distribuição de botões de rosas. As Missas serão realizadas nos seguintes horários: 7h, 8h30, 10h30, 14h e 16h nos Cemitérios da Saudade e Nossa Senhora da Conceição (Amarais). No Cemitério de Sousas a celebração será às 9h.
A Emdec garante a distribuição de agentes nos acessos aos cemitérios e vias de maior tráfego das 7h às 19h. A atuação está prevista para acontecer no entorno dos Amarais, Parque das Aléias/Parque Flamboyant, Parque das Flores, Saudade e Sousas. Também haverá equipes presentes na região do Terminal Rodoviário de Campinas, assegura a Emdec.







