Pelo segundo ano consecutivo, Campinas é a melhor cidade do interior no Brasil para receber investimentos, segundo o ranking Oxford Economics Global Cities Index. A cidade ficou na posição número 464 na lista global de 1.000 cidades, atrás de São Paulo (303º), Brasília (339º) e Rio de Janeiro (449º).
Campinas também ficou à frente de outras cidades do interior de São Paulo como Ribeirão Preto (667º), Sorocaba (693º) e São José dos Campos (745º). Os critérios analisados foram Economia, Governança, Meio Ambiente, Qualidade de Vida e Capital Humano.
O levantamento completo pode ser obtido neste link.
O quesito em que Campinas teve a melhor nota foi Capital Humano. Segundo os organizadores do ranking, nesta categoria é levado em conta o nível de educação, número de universidades, presença de sedes corporativas e a participação na força de trabalho. Ela tem peso de 25% na composição final do índice.
De acordo com os responsáveis pela pesquisa, as principais cidades do mundo têm historicamente demonstrado resiliência diante das incertezas dos últimos tempos, o que as torna particularmente bem posicionadas para enfrentar os desafios atuais.
O documento que traz o levantamento destaca que “elas não são apenas os motores que impulsionam a economia global, mas também centros de aprendizado, inovação, cultura e tomada de decisões, moldando o futuro do nosso mundo”. As 1.000 maiores cidades do mundo – as chamadas Global Cities da Oxford Economics – abrigavam um terço da população mundial em 2024, mas foram responsáveis por quase 60% do PIB global.
Referência
O prefeito de Campinas, Dário Saadi, comemora o resultado e diz que ele é fruto do trabalho feito para que Campinas continue sendo referência no Brasil e no mundo, mas sem deixar de cuidar das pessoas.
“O Oxford Economics Global Cities Index é um dos rankings mais respeitados do mundo. E é com muito orgulho que vemos Campinas figurar como a quarta cidade brasileira mais bem posicionada no ranking, atrás apenas de São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro, e a melhor do interior. Isso demonstra claramente a força da nossa economia, da nossa inovação e, sobretudo, das pessoas que constroem Campinas todos os dias. Estar entre as melhores cidades do Brasil e do mundo é motivo de orgulho, mas também de responsabilidade.”
Campinas se destaca ainda pela grande quantidade de investimentos privados na cidade, que ajudam a gerar emprego e renda para os moradores. No começo do mês de junho foi inaugurado o Centro Logístico de Armazenamento de Pneus e Matérias-Primas da Pirelli, com 55.800 metros quadrados. A nova estrutura consolida a cidade como um ponto estratégico de tecnologia e produção de pneus na América Latina.
No último dia 12, a cidade recebeu a visita de representantes da empresa chinesa YI FAN Global Limited para a assinatura de uma Carta de Intenções de Cooperação entre a Prefeitura e a empresa, marcando o início da articulação para a implantação do Pharma Park – Parque de Inovação Farmacêutica da América Latina.
Veja a posição de todas as cidades brasileiras no ranking Oxford Economics Global Cities
São Paulo 303º
Brasília 339º
Rio de Janeiro 449º
Campinas 464º
Florianópolis 500º
Belo Horizonte 517º
São Gonçalo 575º
Porto Alegre 586º
Curitiba 588º
Fortaleza 598º
Baixada Santista 650º
Goiânia 654º
Ribeirão Preto 667º
Natal 668º
Campo Grande 678º
Vitória/Vila Velha – 689º
Sorocaba 693º
Joinville 708º
Manaus 728º
Aracaju 732º
São José dos Campos 745º
Belém 755º
Recife 756º
Salvador 792º
Grande São Luís 795º
Cuiabá 797º
Maceió 865º
Teresina 912º











