Uma intensa vibração nas arquibancadas do Brinco de Ouro aconteceu durante o anúncio da escalação do Guarani para a partida contra o Santos, na noite de quarta-feira (21). O entusiasmo do torcedor veio quando o nome do goleiro Pegorari foi citado. Afastado desde janeiro, quando sofreu uma fratura na fíbula da perna direita durante um treino em Águas de Lindoia, o titular da temporada passada fez sua estreia em 2024.
O jogador precisou passar por cirurgia e enfrentou momentos difíceis durante a reabilitação, mas em campo mostrou estar recuperado com uma boa atuação.
“Foram 8 meses longos, de cirurgia, peguei infecção, tive que refazer a cirurgia. Agradecer a Deus por estar voltando em um jogo desse tamanho. É missão para guerreiro que aguenta o rojão”, disse goleiro, cuja última partida tinha sido em 25 de novembro de 2023, na derrota por 3 a 0 contra o Atlético-GO, em Goiânia, pela rodada final da Série B.
Pegorari foi o escolhido para substituir Vladimir, que não pôde atuar contra o Santos por questões contratuais, já que ele pertence ao Peixe e está emprestado ao Guarani. O técnico Allan Aal justificou a escalação. A tendência era que Douglas Borges fosse o titular, mas a comissão técnica apostou no arqueiro que está voltando de cirurgia. “São questões internas. Estamos acompanhando o trabalho dos goleiros nos treinos e percebemos que, nesse momento, o Pegorari tinha melhores condições.”
Douglas Borges teve boas performances quando acionado na temporada passada, mas em 2024 demonstrou pouca segurança nas vezes em que substituiu Vladimir.

Pegorari comemorou bastante o seu retorno depois do jogo. Ele sofreu gol em finalização de Escobar, mas depois viu Anderson Leite deixar tudo igual no final da partida. Para o goleiro, o Guarani não merecia perder. “Por tudo que fizemos em campo, seria uma injustiça uma derrota. Foi mais um ponto dentro dessa guerra para escapar do rebaixamento”, analisou.
A avaliação do goleiro teve a concordância de Allan. “Envolvemos o Santos no primeiro tempo”, comentou. “No último terço do campo, se nossas decisões fossem mais assertivas, poderíamos ter definido o placar.”
O resultado manteve a invencibilidade do Guarani no segundo turno, com duas vitórias e um empate, mas o time segue na lanterna, com 18 pontos.
No domingo, faz confronto direto na parte de baixo da tabela contra o Botafogo-SP, às 16h, em Ribeirão Preto.











