Os contribuintes de Campinas que quiserem negociar suas dívidas junto a Prefeitura têm até o dia 9 de dezembro para aderir ao Refis 2025. O programa oferece descontos de até 70% em juros e multas. Informações sobre o programa estão disponíveis no hotsite.
Para alguns casos existe a possibilidade de atendimento presencial, entre eles quando a adesão for feita por tutor, curador, procurador ou inventariante ou ainda por pessoas com mais de 80 anos. Neste caso, será preciso fazer o agendamento, também pelo Portal de Serviços, ou, para casos de procurador, pelo chat da Secretaria Municipal de Finanças, também até 9 de dezembro.
“Faltam poucos dias para o fim do Refis. Os contribuintes que querem aproveitar os descontos devem fazer a negociação o quanto antes, porque o programa não será prorrogado”, disse o secretário de Finanças, Aurílio Caiado.
Ainda segundo ele, na edição deste ano toda a negociação pode ser feita pela internet, sem precisar sair de casa. “Mesmo sendo pela internet é melhor não deixar para a última hora. Acesse nosso sistema, faça as simulações e escolha a melhor forma de pagamento”, completou.
Para quem vai pagar a dívida de IPTU à vista, o processo é ainda mais simples. Neste caso, a emissão da guia pode ser feita direto pelo site da Prefeitura, só com o código cartográfico do imóvel, que está disponível no carnê do imposto. O link para acessar o serviço é este.
Vai parcelar, confira como proceder
Para quem vai parcelar os débitos, a negociação é feita pelo Ambiente Exclusivo. O credenciamento é simples e pode ser feito 100% de forma virtual. Basta acessar o “Ambiente Exclusivo Finanças” no Portal do Cidadão e solicitar o credenciamento, que poderá ser feito por uma das três seguintes maneiras:
– Logando-se com a senha do gov.br (meio de acesso digital às aplicações do governo federal), conforme regras estabelecidas em sistema;
– Enviando digitalmente documento válido e selfie do rosto; ou
– Utilizando o e-cpf.
As empresas também podem aderir ao Refis 2025 de forma virtual, pelo Ambiente Exclusivo. Para isso, é preciso ter o Certificado Digital e-CNPJ dentro da validade.







