A região central terá mais vagas de estacionamento rotativo a partir do dia 6 de janeiro. A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) implantará 12 vagas da Zona Azul Digital na rua Bernardino de Campos, no trecho entre as vias Barão de Jaguara e Francisco Glicério. O tempo de permanência será de uma hora e a tarifa tem valor fixo de R$ 4.
As vagas serão sinalizadas à direita da via e receberam placas de orientação indicando o horário de funcionamento, de segunda sexta-feira, das 9h às 18h; e aos sábados, das 9h às 13h. As vagas dedicadas aos táxis, motocicletas e carga e descarga seguem posicionadas à esquerda da via.
Para informar a população, cinco faixas foram instaladas pela Emdec no entorno da via. Também serão distribuídos folhetos nos comércios da região, contendo o passo a passo do sistema.
Conforme a Emdec, além de possibilitar a ativação da vaga de forma 100% digital, diretamente pelo smartphone, a Zona Azul traz mais comodidade para o usuário na hora de adquirir o cartão digital. As formas de pagamento são cartão de crédito, cartão de débito, Pix ou boleto bancário. Outros benefícios são o maior controle sobre a venda, o incentivo à correta utilização dos espaços e a prevenção de fraudes.
Histórico
O Sistema de Estacionamento Rotativo de Campinas (Zona Azul) foi implantado em 1995, por meio do Decreto Nº 11.773, de 30 de março, com o objetivo de democratizar a utilização do solo público e facilitar o acesso da população à região central do município. A Zona Azul Digital foi lançada no dia 10 de março, conta com múltiplas formas de pagamento e proporciona maior rotatividade das vagas.
Atualmente, são cerca de 1,8 mil vagas disponibilizadas aos motoristas, divididas entre as regiões central e do Guanabara. Na região central, as vagas estão distribuídas no trecho que compreende as vias Júlio de Mesquita, Dr. Moraes Salles, Irmã Serafina, Aquidaban, João Jorge, Andrade Neves, Orosimbo Maia, Anchieta e Barreto Leme. Em outubro de 2023, a rua General Osório recebeu vagas de Zona Azul, no trecho entre a rua Barão de Jaguara e a avenida Anchieta (entre o Largo do Rosário e a Praça Carlos Gomes).
Já no Guanabara, a Zona Azul atinge todas as vias do quadrilátero entre a avenida Barão de Itapura e as ruas José Paulino, Prefeito Passos e Barão de Parnaíba (sem contar esta última), a Praça Mauá e a Rua Mário Siqueira, em frente à Unimed.
O tempo de permanência varia de 1, 2 ou 5 horas, de acordo com a região. O valor da tarifa de estacionamento é de R$ 4,00 (fixo).







