A Defesa Civil de São Paulo informou na manhã deste domingo (15) que o estado registra 11 focos ativos de incêndio. Campinas e Morungaba, onde fica a Serra das Cabras, estão entre os locais atingidos, assim como Amparo, Bananal, Brotas, Caconde, Campo Limpo Paulista (Serra do Mursa), Castilho, Espírito Santo do Pinhal, Franco da Rocha, Itirapuã e Mococa. Ao todo, 48 municípios seguem em alerta máximo para queimadas.
No sábado (14), a defesa Civil confirmou que a região de Campinas foi a que registrou maior número de focos de incêndio no estado de São Paulo.
Além do Pico das Cabras, que envolve os municípios de Campinas, Itatiba e Morungaba, houve também uma grande área devastada pelo fogo nas margens da Rodovia Campinas-Mogi, entre o entroncamento com a rodovia Dom Pedro e o Condomínio Alphaville.
A Defesa Civil de Campinas, diz a Prefeitura, faz o monitoramento contínuo da área do Pico das Cabras, próximo ao Observatório, onde mais de 120 hectares foram destruídos pelo fogo desde a última terça-feira (10).
O vento forte, resultado da aproximação de uma frente fria, facilita a propagação dos focos e dificulta o trabalho dos bombeiros e brigadistas. Segundo a Climatempo, há 55% de possibilidade de chuva nesta segunda-feira (16) em Campinas e região, mas em pequeno volume, de cerca de 2mm, e em pontos isolados.







