A região de Campinas pode ter pancadas de chuva forte entre esta sexta-feira (18) e o domingo (20). O aviso de risco meteorológico foi divulgado pela Defesa Civil do Estado. A passagem de uma frente fria pela costa da região Sudeste vai trazer condições para a chuva forte, além de temporais, seguidos por raios e intensas rajadas de vento.
Entre hoje e amanhã também há previsão de tempestade e chuva acumulada na casa dos 200 milímetros. A recomendação é maior atenção com as áreas mais vulneráveis, porque há risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, inundações e acontecimentos relacionados a raios, vento forte e granizo.
As equipes da Prefeitura de Campinas já estão de sobreaviso para atuar em possíveis ocorrências relacionadas ao mau tempo.
“É muito importante que a população adote medidas preventivas. Em caso de emergência, as pessoas devem ligar no telefone 193 do Corpo de Bombeiros e, se precisarem de vistoria em imóveis afetados pelas chuvas, podem entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199”, afirma o coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado.
O 199 da Defesa Civil de Campinas também estará disponível para registrar chamados sobre alagamentos, inundações e quedas de árvores sobre vias públicas ou imóveis. Para solicitações de podas e extrações de árvores, o contato é pelo telefone 156.
Gabinete de crise
O Governo de São Paulo instala a partir desta sexta-feira (18) um gabinete de crise para garantir a pronta resposta à população em caso de emergência causada pelas chuvas previstas para este final de semana no estado. As empresas de energia elétrica terão um representante no gabinete, permitindo uma comunicação mais ágil e ações mais efetivas de monitoramento e controle.
A criação do gabinete foi anunciada em reunião no Palácio dos Bandeirantes. No encontro, o governador Tarcísio de Freitas ainda cobrou um plano de ação completo das concessionárias de energia para a resposta aos eventos meteorológicos e o compartilhamento imediato das informações dos centros de controle operacionais das empresas com o Gabinete de Crise estadual.
A Defesa Civil Estadual emitiu um alerta para pancadas de chuva e rajadas de vento devido à passagem de uma frente fria, que trará precipitações significativas, acompanhadas de raios, rajadas de vento podendo chegar a mais de 60km/h e possíveis quedas de granizo em pontos isolados. O acumulado de chuvas no final de semana pode chegar a 200 milímetros em diversas regiões do Estado.











