A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta meteorológico devido à previsão de chuva intensa e prolongada por cinco dias consecutivos. A região de Campinas está entre as áreas que serão afetadas. Uma frente fria de movimento muito lento deve causar chuvas persistentes, elevando de forma crítica o risco de alagamentos e saturação do solo a partir deste sábado, 13 de dezembro.
Na noite desta sexta e madrugada de sábado, cidades da região registaram chuva moderada. Moradores de Pedreira e Jaguariúna levaram um susto com um raio que gerou grande impacto sonoro por volta das 3h40. Não há informações sobre as consequências desta descarga elétrica.
Confira a previsão dia a dia:
Sábado (13/12): A frente fria começa a se movimentar lentamente, provocando chuvas persistentes, que podem vir acompanhadas de raios, ventos fortes e granizo isolado. O acúmulo de chuva deve ser alto, com risco de transtornos em áreas vulneráveis. A região de Campinas aparece no mapa da Defesa Civil na área de tempo severo.
Domingo (14/12): A frente fria praticamente para sobre a costa paulista, aumentando ainda mais a continuidade e a intensidade das chuvas. O solo começa a ficar encharcado, elevando o risco de alagamentos e deslizamentos ao longo do dia. A partir deste dia, a região entra no mapa na categoria de alerta, de menor grau, mas ainda exigindo que a população tome cuidado.
Segunda-feira (15/12): O sistema começa a se afastar muito lentamente, mas segue causando chuvas fortes em São Paulo. Os índices pluviométricos continuam a subir e o solo atinge um alto grau de saturação, agravando a situação de risco.
Terça (16/12) e Quarta-feira (17/12): A frente fria continua seu lento deslocamento, mas os ventos úmidos do oceano vão manter as chuvas persistentes na região. Como o solo já estará saturado pelos dias anteriores, há potencial para transtornos graves, com perigo de alagamentos generalizados e deslizamentos.
“Diante deste cenário de chuvas intensas e prolongadas, nosso principal alerta é para que a população evite áreas de risco, como margens de rios, encostas e vias sujeitas a alagamentos, e siga rigorosamente as orientações dos órgãos oficiais. A prevenção salva vidas”, destacou o coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado.
Veja as principais orientações da Defesa Civil de Campinas:
♦ Evite áreas com histórico de alagamentos e nunca tente atravessar ruas inundadas;
♦ Fique atento às placas e painéis eletrônicos que informam sobre pontos sujeitos a alagamentos;
♦ Acompanhe os alertas oficiais da Defesa Civil para se informar com antecedência;
♦ Evite ficar em locais externos durante ventos fortes;
♦ Não se abrigue embaixo de árvores, postes ou estruturas metálicas frágeis;
♦ Evite áreas arborizadas e não estacione veículos sob árvores;
♦ Recolha objetos soltos em varandas, quintais e jardins, como vasos, móveis e brinquedos, que podem ser levados pelo vento e causar acidentes;
♦ Durante tempestades com raios, evite locais abertos, não use estruturas metálicas e evite contato com água;
♦ Se um fio de energia cair sobre seu carro, permaneça dentro do veículo. Não tente sair. Acione imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.







