Boletim da Defesa Civil do Estado de São Paulo indica que a região de Campinas pode ter pancadas de chuva forte entre esta quarta-feira (29) e domingo (2). Há condições para temporais moderados e fortes, seguidos de raios, vento e granizo. A previsão é de chuva acumulada de até 200 milímetros entre esses cinco dias.
O risco de temporal é causado pelo deslocamento lento de um sistema meteorológico pela costa da Região Sudeste.
A Defesa Civil de Campinas orienta que os moradores da cidade evitem passar por áreas alagadas e se abriguem durante os temporais. Há risco de alagamentos, inundações, desabamentos, deslizamentos, além de ocorrências relacionadas a raios, vento forte e chuva de granizo.
A Defesa Civil ainda destaca que em Campinas há painéis digitais que avisam sobre as áreas de risco para alagamento durante as ocorrências de chuva. “É importante que a população respeite o alerta e não vá para esses locais”, enfatiza o órgão.
Outra orientação é que a população evite ao máximo ter contato com água de enchente. “Essa água pode estar contaminada e transmitir doenças infecciosas. Além disso, ao passar em uma área alagada nunca se sabe o que pode haver por baixo e é possível sofrer um acidente”, alertam agentes da Defesa Civil.
Para se proteger, os moradores podem se cadastrar para receber os alertas da Defesa Civil. É necessário o envio de uma mensagem com o CEP do local para o número 40199.
A Defesa Civil do Estado de São Paulo também lançou uma ferramenta para emissão de alertas sonoros de emergência em tempo real, em caso de eventos severos ou extremos, para todos os celulares do estado conectados a uma antena de telefonia móvel com tecnologia 4G ou 5G. Não é necessário cadastro prévio. Uma mensagem pop up aparece na tela e, após 10 segundos, o aparelho pode ser usado novamente.
Caso o morador tenha a casa afetada pela chuva, é possível solicitar uma vistoria da Defesa Civil pelo número 199. O telefone também pode ser acionado caso o morador se encontre em situação de desabrigo ou sem acesso à água sanitária, indicada para limpeza após o temporal. Em situação de emergência, o número do Corpo de Bombeiros é o 193.
Telefones de emergência:
199 para alagamento, inundações e quedas de árvores;
118 para emergências de trânsito;
193 para situação de emergência.
156 para solicitar vistoria para poda e/ou extração de árvores.







