A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) fará uma operação especial de trânsito, na região da Lagoa do Taquaral, neste final de semana, para a realização da 19ª edição do Pedala Campinas. O evento começa a ser preparado neste sábado (11) e acontece no domingo, feriado em homenagem ao Dia de Nossa Senhora Aparecida e ao Dia das Crianças. A organização do evento estima a participação de 1,5 mil a 2 mil ciclistas.
A concentração será a partir das 7h30, no Portão 7 (Ginásio de Esportes) do Parque Portugal (Lagoa do Taquaral). A saída será a partir das 9h. A operação da Emdec tem a intenção de promover a segurança dos participantes e manter a fluidez viária.
Percurso da 19ª Pedala Campinas
O percurso da prova será pela pista interna da avenida Dr. Heitor Penteado. Acesso para a pista externa da mesma avenida e segue até a avenida Júlio Prestes. Na Júlio Prestes (sentido bairro – Centro) os ciclistas seguem até a avenida José de Souza Campos (Norte-Sul), também no sentido bairro – Centro, até o cruzamento com a rua Gustavo Armbrust.
O retorno será feito inicialmente pela Gustavo Armbrust, seguindo rumo à Norte-Sul, agora no sentido Centro – bairro. Depois, os ciclistas acessam a avenida Júlio Prestes (Centro – bairro) e a rua Vital Brasil.
Pela rotatória, os ciclistas acessam a pista interna da Heitor Penteado e seguem o retorno até o ponto de partida, o Ginásio, onde termina o passeio.
O evento é resultado de uma parceria entre a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Esportes e Lazer, e a emissora TH+.
Ações operacionais
As ações operacionais da Emdec começam no sábado, com a reserva de vagas em todo estacionamento ao lado do Portão 7 da Lagoa. A ação é necessária para a montagem das estruturas das tendas.
O pórtico de largada/chegada do evento será montado a partir das 6h do domingo. Com isso, a tradicional “Operação Lagoa” será antecipada, das 7h para este horário.
Bloqueios momentâneos
Haverá bloqueios momentâneos em todo o percurso, que também acontecerão, quando necessário, nos semáforos para passagem dos ciclistas. Agentes farão o acompanhamento na dianteira, laterais, cruzamentos e retaguarda em todo o trajeto.
Um caminhão de som irá acompanhar os participantes durante todo o percurso. Agentes da Mobilidade Urbana realizam as intervenções viárias necessárias. Usuários do transporte coletivo serão orientados, em caso de mudança temporária de pontos de parada.
Serão, pelo menos, 15 agentes da Mobilidade Urbana em campo, realizando as intervenções para orientar o trânsito e manter a segurança viária necessária para motoristas e participantes. A equipe contará com a retaguarda de equipe semafórica e técnicos do Centro de Controle Operacional.