Apesar de ter conduzido o time ao rebaixamento da Série C, a campanha do Guarani na segunda divisão do Campeonato Brasileiro do ano passado reservou um momento de alegria para o torcedor bugrino. Lanterna e com remotas possibilidades de escapar da queda na ocasião, o Bugre foi ao Moisés Lucarelli no dia 20 de outubro e surpreendeu. Um chute colocado de Matheus Bueno, da entrada da área, no canto esquerdo do goleiro Luan, decretou a vitória por 1 a 0 e a quebra de um tabu: há 15 anos o alviverde não ganhava um Dérbi na casa da Ponte Preta.
Pelo fracasso do rebaixamento, aquele grupo foi desfeito, mas há um remanescente. O lateral esquerdo Emerson é o único que vivenciou as emoções daquele Dérbi ainda presente no atual elenco. Na ocasião, ele estava na reserva de Jefferson e não chegou a entrar em campo. Nesta semana, no entanto, ele falou sobre o clássico e recordou do momento como se tivesse jogado.
“Tive uma grande experiência lá. O último clássico que joguei, no ano passado, ganhamos”, comentou, deixando de mencionar até o Dérbi seguinte, o último disputado, quando esteve entre os titulares e o Guarani perdeu por 2 a 0, pelo Paulistão deste ano, também no Majestoso.
Quando o assunto é Dérbi, no entanto, a ordem é que a mente esteja focada em positividade. “Estamos focados e pilhados. Sabemos da importância que é ganhar esse clássico. Faz uma diferença enorme para o Guarani e traz uma representatividade muito grande. E no nosso caso, vai dar um ânimo para seguirmos na competição”, comentou o lateral, lembrando que o Bugre precisa dos três pontos para voltar a se aproximar da zona de classificação da Série C do Campeonato Brasileiro.
Para Emerson, o retiro em Sorocaba, onde o elenco se preparou nesta semana, foi importante. “Nos desconectamos de tudo para focar apenas no clássico”, justificou. Na preparação, o elenco teve o primeiro contato com o técnico Matheus Costa, que fará sua estreia. “Deu para entender a sua proposta de jogo. É um treinador excelente e que tem um leque de opções no elenco. Vamos assimilar o que ele pretende e acredito que vai dar tudo certo.”
Depois de três dias em Sorocaba, a delegação bugrina estará de volta nesta sexta-feira (1) a Campinas, onde realiza o último treino antes do Dérbi deste sábado (2), às 17h, no Moisés Lucarelli.











