O montanhista campineiro Rodrigo Raineri, de 55, morreu em um acidente de parapente no norte do Paquistão, segundo informou nesta sexta-feira (5) a polícia local à agência France Press.
Raineri fazia parte de um grupo de sete pessoas que se dirigia ao acampamento base do K2, o segundo pico mais alto do mundo e o mais alto do Paquistão.
Dos integrantes da expedição, apenas Raineri se aventurou no parapente. O paraquedas teria se rompido assim que o campineiro iniciou o voo.
O corpo do campineiro foi resgatado pelas autoridades nesta sexta-feira. Raineri incorporou o parapente em suas aventuras em 2009, quando desceu voando após escalar o Mont Blanc, a maior montanha dos Alpes.
Rodrigo era sócio da Grade6. Foi o primeiro brasileiro a guiar nos Sete Cumes (as montanhas mais altas do mundo) e também o primeiro a chegar por três vezes ao cume do Everest. Rodrigo era amigo e parceiro de escalada de Vitor Negretti, campineiro que morreu enquanto descia do topo do Everest, em maio de 2006. Na ocasião, Raineri não fez o ataque final ao cume junto com Negretti por problemas de saúde durante a aclimatação.
Formado em engenharia de computação pela Unicamp, Raineri era empresário, palestrante e consultor. Tinha larga experiência em escaladas.
Sua primeira empreitada no montanhismo aconteceu aos 19 anos de idade. Liderou 6 expedições ao Everest, sendo 2 pelo lado norte (Tibet) e 4 pelo lado sul (Nepal). Liderou também 11 expedições ao Aconcágua, chegando ao cume por 6 vezes.
A Grade6 foi procurada pelo Hora Campinas. Os integrantes da equipe, entre eles Carlos Santalena, amigo pessoal de Raineri, ainda não se manifestaram.

“Eu gosto de mostrar para as pessoas que elas conseguem fazer coisas que parecem de outro mundo”
Rodrigo Raineri
Dário divulga nota de pesar
A Prefeitura de Campinas e o prefeito Dário Saadi lamentaram a morte do alpinista e empresário Rodrigo Chaddad Raineri, de 55 anos, na noite desta quinta-feira. O prefeito lamenta profundamente. “Estou extremamente triste e consternado. O Rodrigo era um amigo, um idealista. Quando fui secretário de Esportes e Lazer, lançamos um projeto de grande repercussão, o Projeto Escalada. Uma figura humana extraordinária. É um momento muito difícil”, afirma.
O Projeto Escalada, apresentado por Raineri, foi lançado em 2019 e teve grande repercussão na época, despertando nas crianças, principalmente, o interesse pela prática da atividade física.
Pelos feitos internacionais e a efetiva atuação na área esportiva da cidade, Rodrigo Raineri foi escolhido como um dos personagens da série “Campineiros!”, que virou exposição e homenageia figuras que ajudaram e ajudam a construir Campinas, que comemora 250 anos no próximo dia 14 de julho. Veja o vídeo abaixo:
O secretário de Esportes e Lazer, Fernando Vanin, reconhece Rodrigo Raineri como “um símbolo do esporte de Campinas. Uma personalidade exemplar, amigo, de coração ilimitado. Contribuiu com projeto de Escalada, atuou na Virada Esportiva, participou de edição da Maratona. Sentimos muito, porque perdemos um grande esportista e um amigo campineiro”, conclui.










