A Sala dos Toninhos promove a partir deste sábado (30) a exposição “Cultura DEF Exposta”, mostra de múltiplas linguagens artísticas, com curadoria da artista DEF Isadora Ifanger. A exposição traz referências de artistas DEFs (com deficiência) tanto da cidade de Campinas, quanto do território nacional, com intuito de expandir o repertório das diversas pessoas que transitam pela Sala dos Toninhos a respeito da cultura DEF.
Além de quadros, esculturas, murais e fotos, também ficará disposto no local conceitos atuais sobre o movimento das pessoas com deficiência no Brasil, para que o espaço também seja educativo e informacional. A exposição contará com acessibilidade total: todas as informações também poderão ser acessadas através da LIBRAS e audiodescrição, disponíveis em QR code junto a cada material.
A abertura também contará com os recursos de acessibilidade e terá início às 19h, com a performance “Um altar para deuses esquecidos”, idealizada pela própria curadora. A performance duracional acontecerá em meio à exposição, sem determinação de começo e fim, portanto o público pode ficar à vontade para chegar em qualquer momento. Às 20h será realizada uma roda de conversa com a curadora para abrir diálogos sobre os materiais dispostos na sala, e a partir das 21h será celebrada a abertura com a exibição de uma playlist de videoclipes de artistas DEFs. Todas as pessoas são bem vindas a apreciar e celebrar esse momento de instalação de um espaço de referência de Cultura DEF na cidade de Campinas.
A exposição é uma iniciativa da Sala dos Toninhos, com produção da Rede Usina Geradora de Cultura e Ponto de Cultura NINA. “Territórios Acessíveis é o grande tema condutor que vem dar foco às investidas da Sala dos Toninhos daqui por diante. Uma reverência aos territórios simbólicos, os metafóricos e os físicos que levam à reflexão a acessibilidade cultural. A exposição Territórios Acessíveis – Cultura DEF Exposta, vem inaugurar essa era na Toninhos.”, define Everaldo Cândido, Diretor da Sala dos Toninhos.
Com realização do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Governo Federal, Ministério da Cultura e Lei Paulo Gustavo. A ação também é fomentada pelo Programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas – Espaços Artísticos e conta com apoio da Secretaria de Cultura de Campinas.
Serviço:
Exposição “Cultura DEF Exposta”
Abertura 30/11 – Sábado – a partir das 19h
Entrada Gratuita
Local: Sala dos Toninhos – R. Francisco Teodoro – Vila Industrial – Campinas
Visitação agendada pelo telefone/whatsapp: 19 98422.3244











