Neste domingo (9), a partir das 14h, acontece na Sala dos Toninhos (Estação Cultura), em Campinas, a terceira edição do Samba da Toninhos – Ziriguidum e Memória, com o Grupo Casa Caiada e participação das cantoras Ieda Cruz e do DJ Lucas Barata. A entrada é gratuita.
O Samba da Toninhos – Ziriguidum e Memória foi lançado em Setembro deste ano e já está em sua terceira edição com previsão de mais uma para Dezembro. O “ziruguidum”, que pretende ser mensal, é uma criação da Rede Usina Geradora, Ponto de Cultura NINA e pretende cumprir com excelência o que a temática exige: samba de responsa. Contará com a participação de convidadas e convidados artistas, grupos e protagonistas – mestras, mestres de hoje e de ontem – da cena do samba em Campinas e região – Ziriguidum e Memória.
Conduzido e animado pelo Grupo Casa Caiada, o evento vem promover o encontro entre as pessoas e evidenciar os patrimônios imateriais e materiais, assim incentivando o acesso e a frequência aos bens públicos, reativando e aproximando os valores de sua manutenção e do convívio.
O evento também pretende aliar a gastronomia, tradição e arte brasileira em um espaço de convívio, num cenário agradável de cultura e lazer que a Sala dos Toninhos agora renovada, propõe à comunidade.
O evento também trará a gastronomia, tradição e arte brasileira em um espaço de convívio, num cenário agradável de cultura e lazer que é a Sala dos Toninhos, agora renovada, informa a organização do evento.
Grupo Casa Caiada
Formado pelos irmãos Sotil, nasceu das rodas de samba de quintal em Campinas, trazendo o samba como energia, memória e resistência cultural. Referência regional, mistura sambas de breque, ritmos sincopados e composições autorais. Com disco lançado, já levou o samba campineiro a palcos internacionais, incluindo apresentação em Angola. Casa Caiada dispensa maiores apresentações.
“Ziriguidum” é uma palavra informal brasileira que descreve a alegria, a festa, a folia e o samba, especialmente em contextos de carnaval e eventos musicais. O termo também pode ser uma onomatopeia que imita o som da percussão do samba, como o pandeiro e o tamborim, representando a energia e a animação da cultura sambista.
A iniciativa é realizada em parceria com o Ponto de Cultura NINA e a Rede Usina Geradora, com financiamento do Ministério da Cultura, por meio do Programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas – Espaços Artísticos, e apoio institucional da Secretaria de Cultura de Campinas.
O projeto é uma produção que veio do saudoso Samba da Vila (projeto de samba que circulou bares da Vila Industrial – 2016/2017) e que encontrou seu ponto de parada oficial, o terreiro da Sala dos Toninhos, agora com parceria da família Casa Caiada. O terreiro da Toninhos é um quintal extenso, num cenário histórico e natural.
Serviço:
Samba da Toninhos – Ziriguidum e Memória
Roda de Samba com Grupo Casa Caiada e participação especial de Ieda Cruz e DJ Lucas Barata;
Quando: 09 de Novembro (domingo), a partir das 14h;
Local: Sala dos Toninhos (Estação Cultura);
Endereço: Rua Francisco Teodoro, 1050 – Vila Industrial (entrada para estacionamento gratuito);
Entrada franca
Livre para todas as idades.











