A nova edição do Salão de Humor sobre Doação de Órgãos já começou a receber inscrições e, em menos de duas semanas, já foram recebidos 28 trabalhos de artistas internacionais. Além do Brasil, o evento conta com a participação de artistas gráficos do Brasil, México, Montenegro, Macedônia do Norte, Irã, Itália e Turquia demonstrando a força da arte como linguagem universal de empatia, solidariedade e mobilização social.
Criado em 2008 pelo Instituto GABRIEL, de Indaiatuba, o Salão é reconhecido por transformar o humor gráfico em ferramenta de conscientização sobre a doação de órgãos, com impacto nacional e crescente visibilidade internacional. A expectativa da organização é ampliar ainda mais o alcance nesta edição e superar o número de obras recebidas em 2024 – um total de 184 trabalhos exclusivamente nacionais.
“É uma alegria imensa ver a causa da doação de órgãos ecoando em diferentes partes do mundo. A arte é uma ponte poderosa entre culturas e, quando colocada a serviço da vida, cria conexões transformadoras. O Salão de Humor é isso: uma convocação criativa pelo bem coletivo”, destaca Maria Inês de Carvalho, presidente do Instituto GABRIEL.
O período de inscrições segue até 1º de agosto e o Salão está aberto a cartunistas, ilustradores, caricaturistas, designers gráficos e estudantes de arte, maiores de 18 anos, de qualquer parte do mundo. As obras devem ser originais, abordando o tema da doação de órgãos em formatos de cartum, charge ou caricatura.
Com exposições presenciais em Indaiatuba, itinerância nacional e versão virtual, o Salão 2025 também contará com premiações, certificados e atividades educativas em escolas, hospitais e espaços culturais.
Como participar
O Salão é aberto a cartunistas, ilustradores, caricaturistas, designers gráficos e estudantes de arte, brasileiros e estrangeiros, maiores de 18 anos.
As obras devem ser originais, com conteúdo voltado ao tema da doação de órgãos. Técnicas digitais ou manuais são aceitas. Informações completas e regulamento estarão disponíveis em: https://www.gabriel.org.br/salao-de-humor/
Como tudo começou
A organização chama-se GABRIEL, pois nasceu da tentativa de doação de órgãos de Gabrielle de Azevedo Carvalho, que nasceu acometida de um quadro de anencefalia (ausência de cérebro), no dia 24 de maio de 1998.
No terceiro mês de gravidez, o casal Maria Inês e Valdir, ambos com 40 anos na ocasião, constataram através de exames pré-natais, que o bebê que estavam esperando era anencéfalo. Essa era a 2ª ocorrência, pois 10 anos antes já haviam perdido outra filha com a mesma malformação.
Optaram então por manter a gestação até o final e após o nascimento de Gabrielle e seu inevitável falecimento, efetuar a doação de seus órgãos, na tentativa de ajudar crianças que aguardam um transplante.

Serviço:
Salão de Humor sobre doação de órgãos 2025
Realização: Instituto GABRIEL
Curadoria: Mário Mastrotti
Temas da edição 2025:
– para Cartum e Charge o tema é “Doação de Órgãos – Solidariedade que salva vidas;
– para Caricatura: Dr. Cristiann Barnard – médico sul-africano, pioneiro no transplante cardíaco)
Período de inscrições: De 05 de maio de 2025 até 1º de agosto de 2025, as 23h59 – Horário
de Brasília
Local da exposição: Indaiatuba + Exposição Virtual + Itinerância nacional
Website oficial: https://www.gabriel.org.br/salao-de-humor/











