Fora de forma nas vezes em que entrou no time nos primeiros jogos da Série C do Campeonato Brasileiro, Samuel começa a chamar a atenção positivamente no Guarani. O atacante foi destaque ao marcar os gols da vitória bugrina por 2 a 1 sobre o Paulista de Jundiaí, segunda-feira (16) à noite, no Brinco de Ouro, pela primeira rodada da Copa Paulista. Com o resultado, o time B do Bugre, comandado pelo auxiliar fixo Marcelo Cordeiro, assume a liderança do Grupo 3.
Samuel chegou ao Brinco no início de 2025 após ficar mais de um ano afastado em razão de uma lesão no tendão de Aquiles.
O Guarani se propôs a recuperar o jogador, que foi revelado como grande promessa no Vitória antes de se transferir para o futebol japonês. Em Campinas, ele passou por intenso trabalho com os profissionais dos departamentos médico, físico e de fisiologia e foi liberado para disputar a Série C, mas sem corresponder. Assim, foi conduzido ao time B para a disputa do torneio estadual.
E na estreia do Guarani, Samuel fez a diferença. Ele abriu o placar logo aos 10 minutos em um rápido contra-ataque. Depois de receber em profundidade, o camisa 9 entrou na área e finalizou com acerto.
Melhor em campo, o Guarani ampliou aos 36 em lance de oportunismo do centroavante. Lee Winston espalmou chute de Pablo Baianinho e Samuel aproveitou o rebote. No segundo tempo, o Paulista equilibrou o duelo e chegou ao seu gol aos 19 minutos, com Vitinho Nascimento.

O time B do Guarani que disputa a Copa Paulista é formado por atletas com pouco espaço na equipe de cima, somados a alguns valores da equipe sub-20. O Bugre foi o único a vencer na rodada inicial do Grupo 3. As demais partidas, entre Rio Branco x Primavera e São Bento x XV de Piracicaba terminaram empatadas por 0 a 0.
Assim, o alviverde soma 3 pontos, enquanto os concorrentes têm 1, com exceção do Paulista, que não pontuou e é o lanterna.
O Guarani volta a campo pela Copa Paulista no sábado (21), quando visita o Primavera, em Indaiatuba, às 15h. Dois jogos às 20h abrem a segunda rodada na sexta-feira (20): em Piracicaba, o XV recebe o Rio Branco, enquanto o São Bento enfrenta o Paulista, em Jundiaí.
A Copa Paulista é disputada por 23 equipes divididas em quatro grupos. Na primeira fase, os times jogam dentro de suas respectivas chaves no sistema de turno e returno e os quatro melhores avançam para a etapa eliminatória, que será disputada a partir das oitavas de final.
O campeão pode escolher entre participar da Copa do Brasil ou da Série D do Brasileiro em 2026. O foco do Guarani é conseguir uma vaga na Copa do Brasil.







