A interligação total do novo reservatório Ponte Preta foi finalizada às 6h30 deste domingo, 27, 3h30 antes do tempo estimado pelas equipes técnicas da Sanasa. O abastecimento está sendo retomado de forma gradual. “Essa primeira etapa da interligação do novo reservatório foi um sucesso. Agora, iniciaremos a fase de testes para que ele entre em operação em até 40 dias”, explica o presidente da Sanasa Manuelito Magalhães Júnior.
O 20º reservatório integra o Plano Campinas 2030 e tem capacidade para armazenar 6 milhões de litros de água tratada.
Foi interligado aos outros três que já existem no Centro de Reservação e Distribuição Ponte Preta e que somam 13 milhões de litros, totalizando 19 milhões de litros para abastecer a região atingida pela obra.
A área conta com 56 mil imóveis, entre hospitais, clínicas de imagem diagnóstica, laboratórios de análises clínicas, prédios comerciais, condomínios residenciais, bancos, residências, comércio, escolas, igrejas e templos religiosos, unidades de cultura e lazer, centros profissionalizantes e faculdades.
Os seis bairros – Centro, Cambuí, Ponte Preta, Vila Itapura, Botafogo e Guanabara – que tiveram o fornecimento de água interrompido para possibilitar a execução das obras já estão em processo de normalização do abastecimento.
A Sanasa salienta, entretanto, que ainda é importante economizar água para favorecer o pleno restabelecimento do sistema com mais segurança e rapidez.