A Secretaria de Saúde de Campinas publicou nesta quinta-feira (24) a 29ª edição do Alerta Arboviroses em 2025. O informativo indica 26 bairros com reforço nas atividades de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor dos vírus da dengue, zika vírus e chikungunya.
Lista de bairros:
Leste: Jardim Guanabara, Vila Eliza e Vila Rossi e Borchi
Noroeste: Cidade Satélite Íris 1
Norte: Jardim Campineiro, Jardim São Marcos, Recanto Fortuna e Loteamento Vila Esperança
Sudoeste: Parque Universitário de Viracopos, Jardim Maria Helena, Jardim Vista Alegre e Jardim Santo Antônio
Sul: Cidade Jardim, Jardim do Lago, Vila Pompéia, Vila Rica, Vila Mimosa, Jardim Santa Cruz, Jardim das Bandeiras, Jardim do Lago Continuação e Jardim São José
Suleste: Jardim São Vicente, Jardim São Gabriel, Vila Formosa, Jardim Bom Sucesso e Jardim Tupi
A melhor forma de prevenção contra a dengue é eliminar qualquer acúmulo de água que possa servir de criadouro para o mosquito, principalmente em latas, pneus, pratos de plantas, lajes e calhas, alertam as autoridades de saúde. É importante, ainda, vedar a caixa d’água e manter fechados vasos sanitários inutilizados.
A definição dos bairros é realizada pela equipe técnica da saúde de Campinas, que monitora semanalmente uma série de indicadores para identificar criteriosamente as áreas de maior risco. A análise considera a incidência de casos, a densidade populacional, a intensificação dos trabalhos em regiões com imóveis de difícil acesso, a comunicação de risco, entre outros itens.
As visitas aos imóveis são feitas, principalmente, por funcionários da empresa contratada Impacto Controle de Pragas. Os agentes usam camiseta laranja com gola careca e logo da empresa silkado, enquanto o líder da equipe veste blusa verde com as mesmas características. Todos vestem calça na cor cinza, e têm crachá de identificação. Já voluntários de mutirões usam colete na cor laranja com a identificação e a frase “Campinas contra o mosquito”.
Dúvidas sobre a identidade dos participantes podem ser esclarecidas pelo telefone 156 (de segunda a sexta) ou com a Defesa Civil pelo telefone 199 (fins de semana e feriados).











