A Secretaria de Saúde de Campinas divulgou nesta quinta-feira, 15 de maio, a 19ª edição do Alerta Arboviroses em 2025, que mostra 22 bairros com alto risco de transmissão da dengue.
O boletim foi produzido em formato para orientar sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor da doença, e reforçar a comunicação com moradores das áreas que passam a receber ações intensificadas para eliminar criadouros.
A publicação semanal integra as novas iniciativas e estratégias da Prefeitura para enfrentamento à dengue em 2025. As áreas com alto risco de transmissão são:
♦ Leste: Centro;
♦ Noroeste: Jardim Florence 2, Parque da Amizade e Núcleo Residencial Três Estrelas;
♦ Norte: Jardim Eulina, Jardim São Marcos, Jardim Santa Mônica, Jardim Campineiro, Vila Esperança e Recanto Fortuna;
♦ Sudoeste: Jardim Uruguai e Jardim Ouro Preto;
♦ Sul: Jardim Nova Europa, Jardim do Trevo e Parque da Figueira;
♦ Suleste: Vila Ipê, Núcleo Residencial Bairro da Vitória, Jardim Carlos Lourenço, Jardim Santa Eudóxia, Jardim Andorinhas, Vila Orozimbo Maia e Jardim Itatiaia.

A Saúde considera uma série de indicadores para elaborar o material, entre eles, incidência de casos, eventual registro de nova transmissão, necessidade de reforçar trabalhos por causa de imóveis sem acesso, densidade populacional, e a comunicação sobre ações dos agentes.
É importante ressaltar que o alerta também se aplica aos bairros menores que estão no entorno das regiões indicadas no material.
Com isso, moradores das proximidades devem permanecer atentos e adotar medidas para combater o Aedes. As orientações valem ainda para toda cidade, incluindo bairros listados na semana anterior e que saíram desta edição.