A Secretaria de Saúde de Campinas divulgou nesta quinta-feira (22) a 20ª edição do Alerta Arboviroses em 2025.
A publicação indica 24 bairros com reforço em ações de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor dos vírus da dengue, zika vírus e chikungunya.
Confira a lista dos bairros:
Leste: Centro
Noroeste: Jardim Lisa e Residencial Colina das Nascentes
Norte: Jardim Eulina, Jardim São Marcos, Jardim Santa Mônica, Jardim Campineiro, Vila Esperança, Recanto Fortuna, Village e Bosque das Palmeiras
Sudoeste: Eldorado dos Carajás, Jardim Santo Antônio e Jardim Santos Dumont 2
Sul: Vila Campos Sales, Parque da Figueira, Loteamento Parque São Martinho, Jardim San Diego e Jardim Nova Mercedes
Suleste: Jardim dos Oliveiras, Jardim Amazonas, Jardim Esmeraldina, Jardim Estoril e Jardim Samambaia
“A Saúde ressalta que todas as ações de controle da dengue são as mesmas para controlar as demais arboviroses. A definição dos bairros é realizada pela equipe técnica da saúde, que monitora semanalmente uma série de indicadores para identificar criteriosamente as áreas de maior risco.”, destaca a Pasta.
A análise considera a incidência de casos, a circulação simultânea de dengue e outras arboviroses, a densidade populacional, a intensificação dos trabalhos em regiões com imóveis de difícil acesso, a comunicação de risco, entre outros itens.
É importante ressaltar que o alerta também se aplica aos bairros que estão no entorno das regiões indicadas. Com isso, moradores das proximidades devem permanecer atentos e eliminar criadouros do mosquito. As orientações valem também para toda cidade, reforça a Saúde de Campinas.
Informações atualizadas sobre casos, orientação para a população e materiais educativos estão disponíveis no site: https://campinas.sp.gov.br/sites/arboviroses/inicio











