A Secretaria de Saúde de Campinas publicou nesta quinta-feira (26) a 25ª edição do Alerta Arboviroses em 2025.
O boletim indica 27 bairros com reforço em ações de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor dos vírus da dengue, zika vírus e chikungunya.
Confira a lista de bairros:
♦ Leste: Vila Costa e Silva, Vila Miguel Vicente Cury, Jardim Nilópolis, Jardim Santana e Parque São Quirino.
♦ Noroeste: Vila Castelo Branco, Jardim Lisa e Jardim Florence 2.
♦ Norte: Vila Santa Isabel, Jardim Independência, Jardim São Gonçalo e Real Parque.
♦ Sudoeste: Jardim Shangai, Residencial Recanto do Sol 1 e Parque Universitário de Viracopos.
♦ Sul: Campo Belo 1, Jardim São João, Jardim Santa Cruz, Cidade Singer, Parque Oziel, Jardim Monte Cristo, Jardim São José, Jardim do Lago Continuação e Jardim das Bandeiras.
♦ Suleste: Núcleo Residencial Bairro da Vitória, Núcleo Residencial Bairro da Conquista e Núcleo Residencial Paranapanema.
As autoridades municipais de saúde destacam que todas as ações de controle da dengue são as mesmas para controlar as demais arboviroses. A definição dos bairros é realizada pela equipe técnica da saúde, que monitora semanalmente uma série de indicadores para identificar criteriosamente as áreas de maior risco. A análise considera a incidência de casos, a densidade populacional, a intensificação dos trabalhos em regiões com imóveis de difícil acesso, a comunicação de risco, entre outros itens.
“É importante ressaltar que o alerta também se aplica aos bairros que estão no entorno das regiões indicadas. Com isso, moradores das proximidades devem permanecer atentos e eliminar criadouros do mosquito. As orientações valem também para toda cidade”, afirma a Pasta.
As visitas são feitas, principalmente, por funcionários da empresa contratada Impacto Controle de Pragas. Os agentes usam camiseta laranja com gola careca e logo da empresa silkado, enquanto o líder da equipe veste blusa verde com as mesmas características. Todos vestem calça na cor cinza, e têm crachá de identificação. Já voluntários de mutirões usam colete na cor laranja com a identificação e a frase “Campinas contra o mosquito”.
Dúvidas sobre a identidade dos participantes podem ser esclarecidas pelo telefone 156 (de segunda a sexta) ou com a Defesa Civil pelo telefone 199 (fins de semana e feriados).
Informações atualizadas sobre casos, orientação para a população e materiais educativos estão disponíveis no site: https://campinas.sp.gov.br/sites/arboviroses/inicio
A pessoa que tiver febre deve procurar um centro de saúde imediatamente para diagnóstico clínico. Portanto, a Saúde faz um apelo para que a população não banalize os sintomas e também não realize automedicação, o que pode comprometer a avaliação médica, tratamento e recuperação.
Já quem estiver com suspeita de dengue ou doença confirmada e apresentar sinais de tontura, dor abdominal muito forte, vômitos repetidos, suor frio ou sangramentos deve buscar o quanto antes por auxílio em pronto-socorro ou em UPA.











