A Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar de Campinas informou que, a partir da próxima terça-feira (24), haverá o redirecionamento provisório dos 13 pediatras que atendem atualmente na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Carlos Lourenço para a Unidade Pediátrica Mário Gattinho.
A ação temporária tem como objetivo reforçar e qualificar o atendimento às crianças durante o período de sazonalidade das doenças respiratórias, que ocorre principalmente entre abril e agosto. Nessa época do ano, há um aumento significativo na demanda por atendimento de pacientes com sintomas respiratórios.
A decisão, informou a rede, não impacta em grandes deslocamentos para os usuários que são moradores da região do Distrito de Saúde Sul, onde estão localizados o Mário Gattinho, a UPA Carlos Lourenço e a UPA São José (essa última vai continuar com o atendimento pediátrico normal).
Outro ponto importante que levou a essa decisão foi o perfil de assistência da UPA Carlos Lourenço, que atende principalmente pacientes adultos e é a Unidade de Pronto Atendimento com menos assistências pediátricas, em média, 60 atendimentos por dia.
Direcionamento seguro e adequado
Os usuários que procurarem o atendimento pediátrico na UPA Carlos Lourenço a partir das 7h do dia 24 de junho serão direcionados ao Mário Gattinho. As emergências e os casos graves serão atendidos pelos médicos clínicos da UPA e encaminhados via Samu, conforme protocolo adotado em todas as unidades.
O redirecionamento temporário dos pediatras acontecerá enquanto houver necessidade. A situação das doenças respiratórias é avaliada constantemente.
Outras medidas
Para reforçar o atendimento no período de sazonalidade, a Prefeitura de Campinas ampliou a quantidade de leitos de UTI pediátrica no SUS Municipal. São 19 novas estruturas, sendo que seis funcionam no Hospital Mário Gattinho, quatro estão disponíveis no Hospital da PUC, outras cinco vagas de UTI foram abertas no Hospital Ouro Verde e quatro leitos (dois de UTI e dois de enfermaria) na Irmandade de Misericórdia.
Outra ação tomada pela Rede Mário Gatti para reforçar o atendimento no período de sazonalidade foi a abertura do Processo Seletivo Emergencial, no início de maio, para a contratação de 12 pediatras. No entanto, houve a admissão de apenas um profissional e as vagas não foram preenchidas.
Atualmente, o Mário Gattinho conta com 30 pediatras, dos quais quatro estão em licença de longa permanência (afastados há mais de dois meses). Além disso, semanalmente acontecem até quatro afastamentos por licenças médicas de curta duração.







