Um ano depois de ser adquirida pela Prefeitura de Campinas por R$ 12 milhões, a antiga sede social do Clube Semanal de Cultura Artística, na rua Irmã Serafina, no Centro de Campinas, reabriu suas portas. O prédio histórico da década de 1950 permaneceu fechado por quase dez anos e a partir deste mês abriga um novo polo esportivo e, futuramente, um centro cultural municipal.
O imóvel foi adquirido pela Administração em setembro de 2024. Entre 2012 e 2016, abrigou uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Centro. Em 2021, o espaço começou a ser revitalizado pela iniciativa privada, em parceria com o clube Cultura, para abrigar uma galeria com lojas, piano bar e teatro, mas a empreitada não foi para frente.
No início deste ano, o edifício passou por reformas estruturais. Nesta primeira fase, o andar térreo do Clube Cultura foi transformado em um polo esportivo gerido pela Secretaria de Esporte e Lazer, que oferece aulas gratuitas de artes marciais para crianças, adolescentes, adultos e idosos.
As modalidades incluem Judô, Taekwondo, Karatê, Kung Fu e Sanda (boxe chinês). As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, com turmas de no máximo 20 alunos. A aula inaugural de Judô aconteceu no dia 2 de outubro, reunindo 48 crianças sob a coordenação do sensei Luiz Antônio, professor de judô da Secretaria de Esporte e Lazer.
Além das artes marciais, o espaço também receberá aulas de ginástica a partir desta semana. Em uma próxima etapa, será instalada uma academia pública, integrando o conjunto de equipamentos esportivos municipais.
O secretário de Esporte e Lazer, Fernando Vanin, destacou a importância do novo polo para estimular a prática esportiva e fortalecer o Centro. Vanin reforçou ainda que o novo polo esportivo contribui para o fluxo de pessoas na área.
“É uma forma de incentivar a circulação e o crescimento saudável do Centro de Campinas”, completou. “Esta iniciativa confirma nossa disposição em associar o esporte à saúde e em ocupar a região central com atividades que promovem qualidade de vida e segurança”, afirmou.
Grade de aulas e horários
Segunda-feira
Karatê – 8h às 9h30
Taekwondo – 16h às 18h
Terça-feira
Kung Fu – 14h às 15h
Sanda – 15h às 16h
Judô – 19h às 20h30
Quarta-feira
Taekwondo – 16h às 18h
Quinta-feira
Karatê – 8h às 9h30
Kung Fu – 14h às 15h
Sanda – 15h às 16h
Judô – 19h às 20h30
Sexta-feira
Taekwondo – 16h às 18h
As inscrições estão abertas para todas as idades, a partir dos 5 anos, e podem ser feitas diretamente no local, pela entrada lateral da Rua César Bierrembach, nº 937.

História e revitalização do Clube Cultura
O Clube Semanal de Cultura Artística foi fundado em 1857 e o prédio atual, na Rua Irmã Serafina, foi inaugurado em 12 de novembro de 1959. O espaço funcionou como clube social até 2009 e foi fechado dois anos depois. Em 2012, passou a abrigar uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que funcionou até 2016.
A requalificação arquitetônica foi conduzida pelo arquiteto Ronald Tanimoto, que destacou a importância de adaptar o edifício histórico às novas funções sociais, mantendo seus elementos originais. O prédio possui três pavimentos e 2.800 m² de área construída, com o térreo destinado às atividades esportivas e os andares superiores reservados para a futura ocupação cultural.
A partir de 2026, o Clube Cultura entrará em uma nova fase, com a criação de um centro cultural municipal com a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo. O projeto prevê oficinas de áudio e vídeo, artes plásticas, dança, exposições e rodas de conversa, além de um salão nobre, galeria de exposições e uma sala audiovisual com 75 lugares.
O espaço também contará com estúdios de artes corporais e salas de convivência, tornando-se um ponto de encontro entre esporte, arte e cidadania.
“O Clube Cultura marcou gerações com grandes bailes e eventos sociais. Agora, volta a pulsar como um espaço esportivo e artístico, reafirmando o compromisso da Prefeitura com a democratização da cultura e do esporte”, destacou Tanimoto.







