O Procon Campinas divulgou uma cartilha para alertar os foliões sobre os cuidados necessários durante o Carnaval. A cidade está com uma programação com 39 blocos e desfiles. A prefeitura informou que a Guarda Municipal (GM) e forças de segurança do Estado estarão com equipes nas ruas. A principal recomendação durante as festas é evitar a exposição de celulares e guardar os aparelhos em locais seguros.
Abadás
Na compra de abadás, a recomendação é verificar o preço, forma de pagamento, prazo de entrega e se é possível cancelar. É importante ainda conferir se o abadá é mesmo vendido pelo organizador oficial do bloco, a programação e como ser informado se houver alterações.
Fantasias
É importante procurar lojas especializadas nesse tipo de produto e conferir as condições de uso. Na compra de maquiagem, espuma, spray, por exemplo, a dica é atentar-se se há indicação de idade mínima para utilização, além de verificar data de validade e composição.
Cartões
O Departamento de Proteção alerta para não passar o cartão de débito ou de crédito em maquininhas com visor danificado, por não ser possível conferir o valor cobrado. Em caso de saque de dinheiro, é recomendável dispensar a ajuda de terceiros e ficar atento para evitar trocas de cartões. Caso haja necessidade de procurar a instituição, esse contato deve ser realizado apenas nos números oficiais, que podem ser encontrados no site oficial da instituição financeira ou no próprio cartão.
Bebidas
Segundo o decreto 23.760, que organiza o funcionamento das festas carnavalescas na cidade, a venda de bebidas em recipientes de vidro está proibida. Isso vale tanto para as bebidas alcoólicas quanto refrigerantes. Se o folião estiver em posse de algum recipiente de vidro vai precisar descarta-lo no local indicado pelos agentes da Setec, Urbanismo e Guarda Municipal a 1.000 metros do evento.
Os estabelecimentos comerciais não poderão vender para consumo externo bebidas alcoólicas e não alcoólicas em garrafas de vidro em um raio de 1.000 metros dos locais de desfile dos blocos a partir de três horas antes e até três horas depois do fim dos eventos. Bebidas em garrafas de vidro só poderão ser vendidas para consumo no próprio estabelecimento comercial.
Para consultar a cartilha o link é o https://procon.campinas.sp.gov.br/informativos







