Não existe mais margem para erros. É agora ou nunca: vencer ou vencer. Com a obrigação dos três pontos para sonhar em escapar do terrível e iminente rebaixamento, a Ponte Preta enfrenta o Ituano na tarde deste sábado (19), às 16h, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, pela 12ª e última rodada da primeira fase do Campeonato Paulista.
Lanterna do Grupo D e penúltima colocada da classificação geral, com apenas oito pontos em 11 rodadas, a Macaca vem de sete jogos sem vitória, contando todas as competições. A incômoda sequência negativa conta com duas derrotas consecutivas e seis no total. A última delas foi a arrasadora goleada por 5 a 0 sofrida para o Corinthians, no último sábado (12), em Itaquera. Um novo tropeço contra o Ituano, seja derrota ou empate, decretará o rebaixamento da Ponte Preta.
“A única coisa que me deixa triste é depender de outros resultados, mas como comandante e líder do time, tenho de transmitir confiança. Meu pensamento continua o mesmo. Nós vamos nos manter na divisão que a Ponte Preta merece no futebol paulista”, acredita o técnico Hélio dos Anjos.

Além do triunfo sobre o Ituano diante da torcida no Majestoso, a Macaca necessita de uma derrota da Ferroviária para o Mirassol, na Fonte Luminosa, em Araraquara, ou então de um revés do Santos para o Água Santa, na Vila Belmiro. Em último caso, uma goleada do Peixe sobre o Água Santa pode acabar sendo benéfica para a Ponte, desde que a equipe alvinegra também vença o Ituano por uma larga margem de gols que, na soma dos placares, seja suficiente para tirar a grande diferença de saldo de gols em relação à equipe de Diadema (-3 a -13).
Para voltar a vencer após quase 40 dias, a Ponte Preta precisará quebrar um jejum de quatro jogos sem vitória sobre o Ituano, com duas derrotas e dois empates. A Macaca só venceu três dos últimos 12 confrontos entre as duas equipes, entre 2009 e 2021.
Comandada pelo técnico campineiro e ex-pontepretano Mazola Júnior, que não poderá dirigir a equipe à beira do campo porque foi expulso na última rodada, o Ituano é o vice-líder do Grupo C, chave mais forte da competição, e a 5º melhor equipe do Paulistão. O Galo de Itu precisa da vitória para garantir a classificação às quartas de final sem depender de mais ninguém, mas pode avançar em caso de empate ou até derrota, dependendo de tropeços de Botafogo e Mirassol.
“Vamos enfrentar um ótimo adversário e não podemos perder a concentração em relação às necessidades paralelas. Precisamos transferir o treinamento para dentro de campo e viver intensamente esse jogo. Temos de tratá-lo como o último de nossas vidas em termos de importância”, aponta Hélio dos Anjos.
Atual campeão da Série C, o Ituano perdeu apenas três vezes nesta temporada e cinco nos últimos 36 jogos oficiais, desde junho do ano passado, período que coincide com a chegada de Mazola Júnior.
Como vem a Ponte?
Para o duelo decisivo diante do Ituano, o treinador Hélio dos Anjos segue sem poder contar com o atacante Lucca, vice-artilheiro do Paulistão, responsável por seis dos oito gols da Macaca, ou seja, 75% dos tentos da equipe no campeonato. Ele também foi desfalque contra o Corinthians e ainda não conseguiu se recuperar de um edema na coxa direita.
“O Lucca fez um sacrifício muito grande para estar em campo, assim como foi contra o Água Santa. O departamento médico trabalhou com ele e foram feitas todas as tentativas, mas o atleta, infelizmente, não tem condição. É uma pena para ele e para todos nós”, lamentou Hélio dos Anjos.
Com isso, Pedro Júnior deve formar dupla de ataque com Ribamar, exceto se o técnico optar por cinco meio-campistas. Neste caso, Ribamar começará a partida como a única referência ofensiva, assim como aconteceu contra o Corinthians.
Durante a última semana, Lucca teve o nome envolvido em uma possível negociação com o rival Guarani, mas o jogador gravou um vídeo negando os boatos e dando força para os seus companheiros de equipe para o jogo entre Ponte Preta e Ituano.

Além da pesada ausência do artilheiro Lucca, o comandante da Macaca não poderá escalar o lateral-direito Kevin, que recebeu cartão vermelho nos minutos finais da derrota para o Timão. Como Norberto também segue fora por lesão devido a um problema na coxa direita, Igor Formiga deve assumir a titularidade na posição.
Confira abaixo a provável escalação da Ponte Preta para a partida contra o Ituano:
Ygor Vinhas; Igor Formiga, Thiago Oliveira, Fabrício e Jean Carlos; Léo Santos, Léo Naldi, Matheus Anjos (João Pedro) e Fessin; Pedro Júnior (Wesley) e Ribamar. Técnico: Hélio dos Anjos.











