O café não é apenas uma bebida que celebra amizades e acompanha o desjejum. Ela tem importância histórica, cultural e econômica no ciclo do desenvolvimento de várias cidades. Campinas é uma delas. Essa comodity que hoje está listada nas bolsas de valores de todo o mundo ajudou a fomentar a metrópole campineira, com o ciclo cafeeiro do século passado impulsionando avanços logísticos, ferroviários e políticos, entre outros.
Dentro desta perspectiva histórica, estudantes da rede municipal de ensino participarão essa semana de uma interessante combinação pedagógica e gastronômica, conhecendo mais sobre o café, aprendendo referências culturais e degustando receitas associadas a ele.
Começa nesta segunda-feira, 22 de novembro, a Semana Educação e Café, que incentivará o aprendizado e oferecerá delícias gastronômicas para os alunos das escolas municipais de Campinas. Nesse período também será comemorado os 40 anos de Cultura de Paz, entre brasileiros e árabes, que tem na cultura do café um dos laços de união entre esses dois povos.
O professor e estudioso do café, Ali El-Khatib, idealizador do Campinas Café Festival, iniciado em 2008, afirma que o evento com as escolas municipais de Campinas é oriundo desse projeto de cultura de paz, que vem se desenvolvendo ao longo dos últimos 40 anos.
O projeto Educação e Café é coordenado pela Secretaria Municipal de Educação, por meio do secretário José Tadeu Jorge, em parceria com o Instituto Jerusalém do Brasil, coordenado pelo professor Ali El-Khatib. O evento Educação e Café conta também com as parcerias do Sesi, Senac, Câmara de Comércio Árabe-Brasileira e apoios do Instituto Agronômico de Campinas, Ciesp-Campinas, Campinas Convention & Visitors Bureau e Unicamp, através da Faculdade de Educação Física.
Nessa semana, os professores das escolas municipais vão analisar com os alunos a importância do café para a história de Campinas e do Brasil, economia e cultura dessa planta, a sua presença na prática esportiva, no turismo e na gastronomia. Serão ainda mostrados aos alunos os métodos de preparo do café e na parte educativa-cultural, os alunos serão motivados a desenvolver atividades de pinturas e desenhos, usando o café como mote, inclusive na área musical.
Na parte gastronômica, essa semana também vai trazer na merenda dos estudantes várias delícias preparadas tendo como base o café, entre elas arroz com café, carne com molho, bolo e brigadeiro. Destaque entre essas delícias para a fafta com creme de café árabe.