Boitatá, uma criatura mítica do folclore brasileiro, geralmente representada por uma cobra de fogo que protege as florestas e castiga aqueles que as queimam, é uma das criações da artista Debora Muszkat, que assina a mostra “Reflexos do Inimaginável”, exposição itinerante cujas obras ressignificam resíduos vítreos e que está aberta à visitação até 31 de agosto no Sesi Amoreiras, em Campinas.
Mil e quinhentas garrafas de cerveja e vinho deram forma ao Boitatá que possui 15 metros de comprimento, 1,80m de altura e na qual barras de alumínio e tela dão sustentação à imponente estrutura. A produção e coordenação são assinadas pela Doppio Cultural.
Do tupi ‘coisa de fogo’, Boitatá e suas asas ornamentadas com vidro reflexivo, ‘emergem’ de outra obra, o Lago de Vidro de Pássaros. Com cinco metros de diâmetro, feito em tela pintada com tinta acrílica, pedaços de vidro fundidos simulam reflexos d’água enquanto aves de vidro pousam sobre a superfície, num delicado equilíbrio.
Neste espaço, também está o conjunto de obras Floresta de Vidro em que painéis em madeira com tinta acrílica trazem interferências de vários materiais de reuso de vidro como espelho, vidro reflexivo, além de peças de refugo do próprio ateliê da artista, recriando uma mata refletida.
A artista, que transforma materiais descartados em obras de arte, os ressignifica por meio da técnica hoje chamada de upcycling que, diferentemente da reciclagem – na qual recria novos produtos a partir de materiais reciclados –, faz o reaproveitamento criativo preservando algo da memória original dos objetos e agregando novos usos e sentidos às suas formas. À época, em 1980, quando esse termo praticamente não existia, Debora já desenvolvia seus primeiros trabalhos sob esse conceito, dando sentido aos materiais os reinserindo com poesia ao cotidiano e, mais que isso, reforçando, com tais criações, a conscientização ambiental. Como Debora gosta de dizer: “através do vidro tudo acontece.”
“Reflexos do Inimaginável” foi exibida no Sesi Itapetininga de março a maio deste ano e, após a mostra em Campinas, seguirá, a partir de setembro, para a unidade da instituição em São José do Rio Preto.
Descrições obras
Serviço:
“Reflexos do Inimaginável”
Artista: Debora Muszkat
Curadoria: Diego Mauro
Sesi Campinas – Amoreiras – Av. das Amoreiras, 450 – Parque Itália
Período expositivo: 7 de junho a 31 de agosto
Quarta a sábado, das 10h às 20h | Domingos, das 10h às 19h
Entrada gratuita
Agendamentos de grupos: bianca.barros@sesisp.org.br






