Neste mês, a campanha Setembro Amarelo está em pauta para conscientizar, desmistificar e incentivar a busca por ajuda em questões relacionadas ao suicídio e aos cuidados com a saúde mental. A atividade física está entre as iniciativas que podem colaborar com a saúde de forma geral, incluindo também as questões psíquicas.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a atividade física regular pode prevenir e ajudar a controlar doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e câncer, que causam quase três quartos das mortes em todo o mundo.
A atividade física também pode reduzir os sintomas de depressão e ansiedade, além de melhorar o pensamento, a aprendizagem e o bem-estar geral.
“Oferecemos uma variedade de opções de atividades físicas que podem atender a todos os gostos e objetivos. O importante é que cada pessoa encontre no esporte uma forma de viabilizar o bem-estar do corpo e da mente”, afirma o gerente técnico da Companhia Athletica, Cacá Ferreira.

Entre os benefícios de ter uma rotina de atividades esportivas, Ferreira destaca a redução do estresse e da ansiedade, o combate à depressão, o aumento da autoestima, a melhora da qualidade do sono e o estímulo ao convívio social.
Um estudo do American Journal of Preventive Medicine demonstrou que a prática regular de exercícios pode aumentar a autoestima em até 10% após 6 semanas de exercícios regulares, como musculação e atividades aeróbicas.
Pesquisas da Harvard Medical School também revelaram que o exercício regular pode melhorar em 20% a 30% a capacidade de concentração e memória em adultos e idosos.
Dicas de atividades que colaboram com a saúde mental:
♦ Caminhada e corrida: reduzem a ansiedade e melhoram o humor.
♦ Yoga: ajuda a relaxar e reduzir o estresse.
♦ Musculação: promove confiança.
♦ Atividades em grupo: melhoram o convívio social, essencial para a saúde mental.











