No mês de setembro, até esta quarta-feira (28), já choveu 35,2% a mais do que era esperado para todo o mês em Campinas, segundo o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp. A tendência é de que até o último dia do mês os valores fiquem ainda mais altos, já que a previsão é de que as chuvas devem continuar.
De acordo com Ana Ávila, meteorologista e pesquisadora, a média de precipitação esperada para o mês era de 60,2mm, mas até agora já foram registrados 81,4mm.
A notícia é boa e o volume deve ajudar a recarregar o lençol freático e os mananciais que abastecem Campinas e região.
A chuva registrada não superou apenas a média esperada para esse ano, ela representa 1.133,3% a mais que os ínfimos 6,6 mm registrados no mesmo mês do ano passado. Supera também em 255,4% as chuvas de 2020 e em 62,8% as chuvas de 2019.
Ainda segundo a pesquisadora, nas últimas 24 horas foram 14,4 mm de chuva e 37,8mm, nas últimas 48 horas. Nas últimas 48 horas choveu mais do que em toda a primeira quinzena do mês, quando foram registrados 25,1mm.
Nesta quinta-feira as temperaturas ficam entre 14 e 19ºC, mas com a nebulosidade e ventos fortes a sensação térmica cai. Na sexta-feira, as temperaturas ficam entre 14 e 20ºC. Nos dois dias há previsão de chuva, segundo o Cepagri.
E o Cantareira?
Nesta quarta-feira, o Sistema Cantareira opera em 30,8% de sua capacidade, em nível considerado normal. No dia, foram contabilizados 32,5mm de precipitação, a média para o mês é de 80,5mm, o acumulado de setembro soma 95,8mm.

A previsão até amanhã na região
Até a sexta-feira o tempo segue predominantemente nublado a encoberto e com temperaturas amenas nas cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Chuvas ainda devem ocorrer ao longo do dia hoje, de forma recorrente, e podem somar volumes elevados e ocasionar alguns transtornos, especialmente sob picos de c
Ao longo do dia, os ventos ganham intensidade, passando a soprar de forma moderada a forte até a manhã de sexta-feira, com velocidades médias em torno de 35 km/h e rajadas da ordem de 55 km/h, transportando também um ar mais frio. A temperatura máxima prevista para hoje é de 20ºC. Amanhã, as temperaturas ficam entre 14 e 19ºC, mas com a nebulosidade e ventos fortes a sensação térmica cai. Na sexta-feira, as temperaturas ficam entre 14 e 20ºC.