A médica Silvia Brandalise é uma personalidade de Campinas por conta de seu trabalho incansável à frente do Centro Infantil Boldrini. Sua luta pela saúde de milhares de crianças e adolescentes inclui, muitas vezes, enfrentar a burocracia estatal e os descaminhos inerentes ao financiamento de um projeto admirado e reconhecido nacional e internacionalmente.
Figura de destaque, Silvia Brandalise enviou gentilmente ao Hora Campinas uma mensagem pelo aniversário de 250 anos da cidade. Confira:
“A importância de o Centro Infantil Boldrini estar localizado numa cidade tão especial como Campinas, junto das universidades Unicamp e PUC, junto ao Pólo Tecnológico, permitiu e muito o desenvolvimento não só da assistência de qualidade, mas também o desenvolvimento de pesquisas nas áreas do câncer pediátrico e doenças do sangue.
Quando o Boldrini foi criado, a estratégia de tratamento foi muito influenciada pelos Estados Unidos, pelo hospital Saint Jude, do Tennessee, que colaborou aqui presencialmente e ajudou na formatação dos protocolos de tratamento para leucemia da criança que depois progrediu para outros tipos de câncer. Mas o fato de estar intimamente vinculado à Unicamp permitiu e muito a ampliação e o desenvolvimento de pesquisas.
Hoje, com um prédio novo do Centro de Pesquisa Boldrini (CPB), recebemos alunos de graduação e de pós-graduação de diferentes faculdades, não só de medicina, mas também de biomedicina, de saúde pública, de física, que vêm para o CPB ajudar no desenvolvimento de projetos científicos. Esses pesquisadores buscam conhecer os mecanismos que levam ao câncer, como através de determinadas atuações podem impedir o crescimento da célula maligna. Trabalham na linha da busca de novas drogas para o tratamento do câncer pediátrico.
É um privilégio estar na cidade de Campinas, onde a sociedade alberga o Boldrini na sua alma desde o início da criação, e de maneira contínua é uma semente perene de amor, de dedicação e de cuidado em auxílio do bem-estar das nossas crianças e dos nossos jovens.
Parabéns, Campinas por existir, e obrigada por toda a colaboração.
Silvia Brandalise, presidente e uma das fundadoras do Boldrini.