A categoria petroleira aprovou, em assembleias realizadas nas últimas duas semanas, a deflagração de greve por tempo indeterminado no Sistema Petrobras, com início previsto para esta segunda-feira, 15 de dezembro, a partir da zero hora. A decisão foi tomada pelos 14 sindicatos filiados à Federação Única dos Petroleiros (FUP), que já encaminharam o comunicado oficial à empresa.
A informação é da assessoria de imprensa do Sindipetro, em comunicado enviado à redação do Hora Campinas. A paralisação afeta trabalhadores de unidades operacionais e administrativas da Petrobras e suas subsidiárias em todo o País, incluindo a Replan, em Paulínia, a maior do Brasil.
Conforme determinações legais, os sindicatos garantirão o atendimento às necessidades essenciais de abastecimento da população. Às 6h da manhã desta segunda-feira, 15 de dezembro, está previsto um ato de abertura da greve nas portas de refinarias de todo o País, incluindo a Refinaria de Paulínia (Replan) e a
Refinaria Capuava (Recap), em Mauá.
A campanha reivindicatória aprovada pela categoria concentra-se em três eixos centrais: 1. “Distribuição justa da riqueza gerada pela companhia”; 2. “Solução definitiva para os Planos de Equacionamento de Déficit (PEDs) da Petros”; 3. “Suspensão de desimplantes e demissões na área de Exploração e `Produção”.
Segundo a FUP, a proposta apresentada pela gestão da Petrobras no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) prevê “apenas 0,5% de ganho real para os trabalhadores, além de incluir retrocessos em direitos e diferenciações entre empregados da holding e das subsidiárias”.
A federação afirma que há “contraste entre a contraproposta e os recursos destinados aos acionistas: nos primeiros nove meses de 2025, a Petrobras distribuiu R$ 37,3 bilhões em dividendos.
A Federação Única dos Petroleiros reúne 14 sindicatos representativos dos trabalhadores da Petrobras e suas subsidiárias em todo o território nacional. O Sindipetro Unificado representa petroleiros de diversas regiões, do Estado de São Paulo, Distrito Federal, Goiás e Mato Grosso do Sul.









