O Guarani vai votar a constituição da Sociedade Anônimo do Futebol (SAF) no dia 5 de março. A data foi definida em edital publicado no site oficial do clube no qual os associados são convocados para a participação de uma Assembleia Geral Ordinária de forma híbrida (presencial e on-line). A reunião acontecerá às 15h30, em primeira chamada, com a presença de dois terços de associados, ou às 16h, com qualquer número de presentes.
No mesmo dia, os associados decidirão pela aprovação ou não de uma proposta apresentada “para aquisição de participação de SAF”. O Conselho de Administração (CA), responsável pela presidência e vice-presidência, já conta com a oferta de um grupo interessado em assumir o novo modelo de gestão a ser implantado no Guarani.
Nos bastidores, Roberto Graziano, proprietário do Grupo Magnum e parceiro comercial do clube, surge como nome forte para ocupar a frente da administração do futebol.
O edital convoca os sócios para três Assembleias previas que terão caráter de “explicações e esclarecimentos a respeito da constituição da SAF” e dos termos referentes à proposta recebida pelo clube. Essas reuniões estão marcadas para os dias 10 e 24 de fevereiro e 3 de março e antecedem a Assembleia definitiva em 5 de março.
As quatro assembleias representam o desfecho de um processo que teve início em 2025, com a proposta de reforma do Estatuto Social para a abertura de caminho de transformação do clube em SAF.
O presidente Rômulo Amaro afirmou no ano passado que a mudança institucional no Brinco de Ouro já deveria acontecer no primeiro semestre de 2026, o que na prática pode começar a se configurar nos próximos meses. Amaro foi reeleito presidente nas eleições do dia 14 de dezembro de 2025 para um mandato de três anos.
“O processo administrativo social é muito difícil conduzir”, disse Amaro, ainda em outubro, antes de uma Assembleia Extraordinária do Conselho Deliberativo, que recomendou a mudança na forma de gestão. “Tudo muda quando uma estrutura de empresa, com responsabilidades, orçamentos e departamentos bem definidos, começa a funcionar.”
Dentro de campo, o Guarani volta a jogar na quinta-feira (22), contra o Velo Clube, às 21h30, em Rio Claro, pela quarta rodada do Campeonato Paulista. O time ainda busca a primeira vitória na temporada.











