A Prefeitura de Sumaré está reforçando o apelo à população da cidade para que não se esqueça da importância do combate ao Aedes aegypti – mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, no primeiro trimestre desse ano (entre 1º de janeiro e 31 de março de 2021) foram registrados 82 casos positivos de dengue no município – não há óbitos. A região do Maria Antonia concentrou 36 casos, aparecendo no topo da lista com mais registros de dengue, por esse motivo, na primeira semana de abril, as ações de nebulização (aplicação de inseticida) foram concentradas nessa região.
Mesmo com os números abaixo dos registrados no mesmo período do ano passado (foram 337 casos positivos de dengue no primeiro trimestre de 2020), a Unidade de Controle de Vetores do município vem intensificando as ações de combate ao Aedes aegypti, com verificação e inviabilização de criadouros, orientação aos moradores, aplicação de larvicida e inseticida em imóveis dos bairros com elevado índice de infestação do mosquito. O trabalho acontece, inclusive, nos fins de semana. Até o momento, mais de sete mil imóveis já receberam a nebulização, atividade que segue todas as normas técnicas preconizadas pelo Ministério da Saúde.
Em pontos considerados estratégicos, como ferro velho, locais para reciclagem, borracharia, entre outros, as equipes também realizam fiscalização a fim de identificar e eliminar os possíveis criadouros. A Prefeitura conta ainda com o Boroscópio, equipamento utilizado pelos supervisores de campo para inspeção remota de áreas de difícil acesso, como imóveis e terrenos fechados, e para vistorias em maquinários, tubulações, calhas e caixas d’água. (Com informações da Prefeitura de Sumaré)







