Depois de encerrar o tabu de seis anos sem vitória sobre o Coritiba na última rodada, o Guarani desafia uma nova escrita neste final de semana. Domingo (8), às 18h30, no Independência, o Bugre enfrenta o América-MG, adversário que não consegue vencer há 20 anos.
O último triunfo bugrino sobre os americanos foi em 24 de março de 2004, com o placar de 1 a 0, no Brinco de Ouro. Depois, o retrospecto registra nove encontros, com três empates e seis vitórias mineiras. E além do tabu, uma outra atração da partida estará no banco de reservas.
Lisca ‘Doido’ voltou ao futebol neste 2024 e fará, contra o Guarani, a sua segunda partida no ano.
Na estreia no comando do América, perdeu por 1 a 0 do Mirassol, terça-feira (3), fora de casa, e agora será personagem em um duelo entre equipes onde tem história para contar.
No Guarani, Lisca foi protagonista em 2017, quando o time conseguiu escapar do rebaixamento. Ele chegou ao Brinco de Ouro na reta final com a missão de salvar o clube e fez o suficiente para ajudar a garantir a permanência na Série B, com um aproveitamento de 33,3% nas últimas dez partidas. Um daqueles jogos foi contra o América, que ganhou em Campinas por 1 a 0 sob o comando de Enderson Moreira.
Três anos depois, Lisca levou o clube mineiro ao acesso à elite do futebol brasileiro, campanha que inspirou a diretoria atual a investir no treinador agora. Naquela trajetória, com a Série B começando em 2020 e terminando em 2021, o América de Lisca encarou o Guarani duas vezes e não perdeu: empatou por 0 a 0 em casa no primeiro turno e, no returno, ganhou de 1 a 0 no Brinco.

Aliás, depois que deixou o Guarani, Lisca está invicto no duelo com o ex-clube: em quatro jogos, tem duas vitórias e dois empate. Ele levou a melhor sobre o time de Campinas também quando comandava o Vasco que goleou por 4 a 1, em São Januário, em 2021. Já no ano passado, ficou no empate por 1 a 1, no Brinco, ocasião em que estava no comando do Vila Nova.
Agora, depois de perder na sua estreia em 2024, Lisca faz um discurso otimista para domingo.
“Ninguém falou que ia ser fácil quando eu vim para cá, mas nós vamos lutar muito e acreditar bola a bola, jogo a jogo. Não vamos, de nenhuma maneira, nos render. Vamos buscar, a partir de domingo, a nossa recuperação”, declarou Lisca depois do duelo diante do Mirassol.
Enquanto o Guarani vem de três vitórias e um empate, o América não vence há quase um mês. Por outro lado, o Bugre tenta sair da lanterna, enquanto o Coelho briga para entrar no G4.







