Um encontro entre o prefeito de Campinas, Dário Saadi, e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, reforçou nesta quinta-feira (12) o planejamento do Estado para o lançamento da licitação do Hospital Metropolitano no segundo semestre deste ano.
A conversa ocorreu durante uma reunião em Paulínia, cidade em que o governador cumpriu agenda para entregar uma nova delegacia da Polícia Civil. Presidente do Conselho da Região Metropolitana (RMC), Dário agradeceu o anúncio de Tarcísio em nome dos demais municípios e ressaltou que o impacto será significativo para os atendimentos em saúde.
O hospital ficará em uma área de 20 mil metros quadrados que pertence à Prefeitura, na região do Parque Itália. No local funciona atualmente o Departamento de Transportes Interno (Deti), responsável pelo gerenciamento dos contratos de locação de veículos e de combustível da Administração. A Prefeitura ainda estida se será necessário buscar um novo espaço para o Deti.
“Esse anúncio (construção do Hospital Metropolitano) a região esperava há muito tempo. Do lado do hospital já tem o AME (Ambulatório Médico de Especialidades), que é uma estrutura grande, e esse hospital vem para somar num grande complexo”, falou o prefeito.
A expectativa do Estado é de que a construção seja viabilizada no prazo de 24 a 36 meses. “A gente sabe o alívio que isso vai representar, como isso vai fazer a diferença, como a gente vai mudar o perfil de assistência e nós vamos estar juntos. E a nossa ideia é que a gente possa lançar a licitação ainda no segundo semestre desse ano para tornar esse projeto uma grande realidade”, destacou Tarcísio.
Os municípios da RMC pleiteavam há pelo menos dois anos a construção de um hospital regional. O anúncio sobre a chegada do novo equipamento havia sido feita oficialmente por Tarcísio na terça, 10, durante reunião extraordinária do Conselho da RMC com participação de prefeitos no Campinas Innovation Week.
O hospital será construído em uma localização estratégica que facilita a integração à rede regulada pelo sistema Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde), agilizando atendimentos aos pacientes da Região Metropolitana com 20 municípios.
A nova unidade hospitalar deve absorver parte expressiva da demanda por serviços de média complexidade, um dos maiores gargalos do sistema público de saúde regional. Já os casos de alta complexidade continuarão sendo encaminhados para Unicamp.
O prefeito Dário Saadi já enviou ao Estado os mapas da área próxima ao AME Campinas e pretende formalizar a posição da RMC por meio de documento oficial. Uma nova reunião, incluindo uma visita do governador à cidade com a participação de todos os prefeitos da RMC, está sendo articulada para reforçar o compromisso estadual com a execução do projeto e o anúncio oficial da construção da nova unidade hospitalar do Estado.

Delegacia da Mulher em Paulínia
Em Paulínia, o Governo de São Paulo entregou nesta quinta a sede da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM). O serviço de proteção às mulheres vítimas de violência funcionará dentro do Distrito Policial do município, que passou por reformas e foi reinaugurado também nesta quinta-feira.
O prédio está localizado de forma estratégica no bairro Jardim Nossa Senhora Aparecida para facilitar o acesso da população. A unidade possui atendimento 24 horas e beneficia uma população estimada de 110 mil habitantes.
A nova delegacia oferece melhores condições de trabalho aos policiais e proporciona um melhor atendimento ao público. A reforma do imóvel durou cerca de um ano e teve o investimento de R$ 4,1 milhões por parte do município.
“Paulínia recebe hoje um grande equipamento: essa delegacia que vai ser muito importante para o município e para a região. Avançamos aqui na segurança das mulheres, com mais uma DDM que vai funcionar 24 horas, algo fundamental. Hoje, são 162 salas da mulher espalhadas pelas nossas delegacias de Polícia Civil, onde disponibilizamos uma delegada de plantão que pode realizar o atendimento da melhor forma possível, com privacidade. Temos atendimento remoto, agilidade na obtenção de medidas protetivas, geoprocessamento para monitorar agressores e impedir a reincidência. Essa entrega, nesse padrão, representa a parceria do município com o estado e com a iniciativa privada e um atendimento melhor para nosso cidadão”, afirmou Tarcísio de Freitas.
Viaduto em Hortolândia
O viaduto no Jardim Nova Europa, em Hortolândia, está sendo entregue nesta quinta-feira, com a liberação do tráfego prevista por volta das 16h com a participação do governador do Estado, Tarcísio de Freitas, que será recepcionado pelo prefeito Zezé Gomes.
O governador esteve em Hortolândia para vistoriar a obra em outubro do ano passado. A construção do viaduto foi realizada pelo governo do Estado em parceria com as prefeituras de Hortolândia e de Sumaré.
O dispositivo conta com 730 metros de extensão, com duas pistas, uma no sentido Hortolândia-Sumaré, e a outra no sentido inverso. O viaduto liga a avenida Cristovão Colombo, no Jardim Nova Europa, em Hortolândia, à Estrada Municipal Américo Ribeiro dos Santos, no Parque Bandeirantes, em Sumaré.
A obra foi iniciada pelo governo estadual em setembro de 2022. Após isso, cada município fez as intervenções necessárias em cada lado do seu território. Hortolândia executou a construção de uma rotatória antes do viaduto.







