A Triagem automatizada de pacientes que procuram pronto atendimento, consultórios e hospitais da rede pública de saúde (SUS) é uma das novidades desenvolvidas por pesquisadores da FITec – Fundação para Inovações Tecnológicas – e apresentadas aos visitantes da Campinas Innovation Week. No evento, encerrado em Campinas na última sexta-feira (13), o público pôde testar a tecnologia do equipamento.
O Totem de Triagem Vital.Doc realiza de forma automática a aferição de nove sinais vitais: peso, altura, pressão arterial, temperatura corporal, oxigenação, eletrocardiograma, frequência respiratória, além do cálculo do IMC (Índice de Massa Corpórea).
A tecnologia é fruto da parceria entre a FITec e a Vital.Doc, com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e foi desenvolvida para transformar o acolhimento no sistema de saúde público.
“Esse equipamento foi projetado para agilizar o atendimento e trazer mais segurança na triagem de pacientes. O paciente também responde a um questionário clínico customizável, que complementa os dados e permite ao sistema aplicar protocolos médicos de classificação de risco. Tudo isso é feito sem a necessidade de planilhas ou fichas preenchidas manualmente: as informações coletadas são integradas diretamente ao prontuário eletrônico da instituição de saúde”, explica o CEO da FITec, José Luis de Souza.
A solução já está em funcionamento em alguns hospitais e sendo validada em unidades. Essa tecnologia representa um avanço na digitalização e automação de processos de triagem, especialmente em ambientes com alta demanda.
O totem também contribui para a redução de filas, melhora a eficiência da equipe de saúde e aumenta a segurança do paciente desde o primeiro contato com o serviço médico. O objetivo é aliar tecnologia de ponta à humanização no atendimento, garantindo que a triagem seja feita com base em dados confiáveis e atualizados em tempo real.
Criada há 25 anos, a FITec é um Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) que conta com cinco unidades – Campinas, São José dos Campos (SP), Belo Horizonte (MG), Recife (PE) e Manaus (AM). As Unidades de Campinas e Belo Horizonte são credenciadas pela Embrapii – Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial – para potencializar a força competitiva das indústrias brasileiras nos mercados interno e internacional.











