As concessionárias Itajaí e Onicamp, que operam o transporte urbano de Campinas (linhas vermelhas e azul-escuro), instalaram a telemetria, tecnologia embarcada similar à utilizada nos carros de Fórmula 1 e motocicletas do Moto GP, em todos os seus ônibus. Com a telemetria, informações como rotação do motor, consumo, temperatura do óleo, velocidade, frenagem, graus das curvas e aceleração, entre diversos outros itens, são comunicados aos Centros de Controle Operacional (CCO) instalados nas garagens. Uma comunicação automática e em tempo real, o que possibilita a rápida correção.
Pelo sistema, o próprio motorista tem acesso às informações, pois existe um alerta sonoro que aponta instantaneamente se a condução é realizada de forma segura ou não.
O motorista então saberá se a aceleração e a frenagem são feitas dentro dos parâmetros corretos, assim como as curvas e até se a velocidade está excessiva, e poderá corrigir qualquer falha. Entre os benefícios previstos estão a menor emissão de poluentes na atmosfera, menor número de acidentes e, em síntese, uma viagem muito mais segura e confortável tanto para os usuários quanto para os operadores.
Com a telemetria, se o CCO perceber qualquer anomalia, imediatamente é emitido um aviso de alerta para que o motorista pare o ônibus imediatamente, evitando quebras ou minimizando riscos de acidentes. Outro detalhe importante é que o sistema permite a valorização dos melhores profissionais. Alguns vícios apresentados no dia a dia, como acelerações e frenagens bruscas, ficarão mais perceptíveis para os próprios motoristas, o que vai facilitar a correção.
Para operar o novo sistema, todos os motoristas da operadora passam por treinamento realizado pela Track7 Telemetria e Gestão de Frotas, que também é a responsável pela implantação da novidade nas concessionárias.
Segundo o instrutor técnico da Track7, Flávio Oliveira, com a telemetria, o sistema funciona com a máxima eficiência e segurança operacional, por meio de um completo monitoramento do comportamento operacional dos motoristas. A telemetria evita os riscos desnecessários e abusos na operação, o que reduz acidentes, avarias, multas e desperdícios.
O que é telemetria?
A telemetria permite controlar e medir o desempenho à distância. Com essa moderna tecnologia, é possível ter acesso às informações importantes relacionadas às máquinas em geral, automóveis, geradores, barcos, guindastes e ônibus, entre outros.
O sistema permite que os motoristas, as empresas e gestores obtenham os dados de forma automática, parado ou em movimento. Independente da distância é possível coletar e acompanhar as informações em tempo real.







