Por Beatriz Godoy Taveira, Especial para o Hora Campinas
Muitas instituições se mobilizam para promover ações para pessoas em situação de vulnerabilidade em Campinas. São diversas organizações que ajudam e um número maior ainda de lugares e famílias a serem ajudadas. De acordo com a edição de 2024 do Relatório das Nações Unidas sobre o Estado da Insegurança Alimentar Mundial, 2 milhões e meio de brasileiros são afligidos pela fome.
Quando não se tem o suficiente nem mesmo para comer, é praticamente impossível pensar em presentes de Natal e, por isso, o final do ano acentua as diferenças do poder de compra entre as classes. Pensando nisso, diversos grupos concentram suas ações beneficentes nesse período, em que as desigualdades ficam mais evidentes.
Operação Natal
Com o objetivo de impactar positivamente a vida das pessoas e ampliar a magia do Natal para os mais carentes, surgiu o Operação Natal. O grupo é filiado e composto por universitários da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e da Universidade de São Paulo (USP).
Em 2022 o projeto, que desde 2006 atuava apenas na cidade de São Carlos, se filiou a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), dando início ao Operação Natal Campinas.
“Atualmente são 100 membros, sendo a maioria de estudantes de diversos cursos da Unicamp. Qualquer aluno, de qualquer curso pode se voluntariar no projeto, inclusive, pessoas de fora da universidade”, explica o coordenador de parcerias do projeto social, Ygor Silva.

Ao todo, o Operação Natal Campinas contemplou em 2024 quatro instituições beneficentes com suas ações de final de ano, sendo três locais que trabalham com crianças carentes em contraturno com a escola e um lar que abriga e acolhe crianças. As atividades aconteceram nos dias 06 e 10 de dezembro e contaram com a entrega de presentes, arrecadados através de doações, para cerca de 200 crianças.
Quem se interessar em conhecer o Operação de Natal Campinas e participar das ações voluntárias pode entrar em contato através do Instagram: @operacaonatalcps.
Amigos do Noel
Uma boa notícia se transformou em boas ações que foram se espalhando e hoje geram um Natal mais alegre e caridoso para muitas pessoas. Foi assim que começou o Amigos do Noel, há 20 anos. O grupo de voluntários, que hoje impacta a história de tantas crianças, adolescentes, idosos e famílias, teve sua própria história iniciada em 2004, com a Maria José Vaz (Zezé). Após se curar de uma doença, Zezé, que faz aniversário em novembro, pediu aos amigos e familiares que lhe dessem brinquedos ao invés de presentes. Ela arrecadou pouco mais de 70 brinquedos e doou no Natal em uma instituição.
Essas ações foram se repetindo nos anos seguintes, crescendo e ganhando força conforme um amigo ia falando para outro. Atualmente essa corrente do bem reúne diversos voluntários que beneficiam creches, asilos, instituições e abrigos de acolhimento a crianças e famílias em situação de vulnerabilidade social.
“O principal objetivo do grupo é unir amigos e amigos de amigos, para fazer o bem, levando um carinho, um mimo de Natal”, diz a irmã de Zezé e coordenadora do Amigos do Noel, Valéria Vaz. Ela destaca que durante a pandemia o grupo passou a arrecadar roupas, alimentos, livros e móveis para levar também nas instituições por onde passavam. “Nós começamos a perceber, levando os presentes no Natal, que a carência não era só em cima de um brinquedo, é no geral, inclusive de alimentos”, comenta a coordenadora.
Neste ano, o Natal de cerca de 10 lugares ficou mais quentinho com a presença do Amigos do Noel. Entre os dias 03 a 14 de dezembro os amigos do bom velhinho passaram distribuindo presentes e diversão em creches, asilos, instituições de acolhimento e para famílias carentes em diversos bairros de Campinas.

Para realizar todo esse trabalho e mover essa corrente, o Amigos do Noel conta com o apoio e dedicação de uma rede de colaboradores voluntários, que são atuantes em todos os processos até a entrega dos presentes. De acordo com Valéria, os voluntários estão presentes na arrecadação das doações, confecção das embalagens para os presentes, transportes, limpezas e organização, fotografias, gerenciamento das divulgações e em muitas outras funções.
Para saber mais basta entrar em contato através das redes sociais @amigosdonoel.campinas e se juntar nesse grupo de amigos que cada vez mais precisa de pessoas dispostas a levar a magia do Natal. “Eu e a Zezé não conseguimos nada mais sozinhas, porque o movimento dos Amigos do Noel cresceu tanto que nós duas somos formiguinhas. A gente precisa dessas pessoas de coração bom, que doam o seu tempo, que é o que mais precisamos. O trabalho é muito bonito, muito gratificante e muito exaustivo, mas extremamente compensador!”, completa Valéria.
Natal todo dia
As causas sociais são relevantes em todos os meses do ano, mas algumas ganham maior destaque na temporada de férias. O Grupo de Apoio ao Animal de Rua (GAAR) realiza ações durante todo o ano para arrecadar fundos e para encontrar um lar para os pets resgatados.
Apesar de não ter uma ação específica de Natal, o grupo reforça a importância de ajudar principalmente neste período de férias.
“Época de Natal para as ONGs de Proteção Animal não é muito feliz, pois há abandonos e pouca adoção. As pessoas viajam e não querem saber de animais”, destaca a veterinária voluntária e membro da diretoria GAAR, Ingrid Menz.

Acolhimento e carinho sempre
Assistência, acolhimento e carinho a grupos vulneráveis são necessárias sempre, não apenas no Natal. Por isso que diversas campanhas estendem suas ações beneficentes para outras datas ao longo do ano. Apesar de centralizar suas atividades em dezembro, o Operação Natal desenvolve seus trabalhos durante o ano todo. “Temos ações focadas em eventos durante o ano, por exemplo, Páscoa e Outubro Rosa, e temos ações preparatórias para o Natal”, conta o coordenador Ygor Silva.
O Amigos do Noel também abraça projetos de assistência social em diferentes épocas. “A principal atividade dos Amigos do Noel é no Natal, mas o trabalho acontece o ano todo, na Páscoa e no dia da mulher, onde são realizadas ações com mulheres em tratamento de dependência química”, comenta a coordenadora Valéria Vaz.
Ações beneficentes significam pessoas que cultivam e praticam o bem a grupos vulneráveis e carentes de alguma forma.
Todos os trabalhos dos projetos citados nesta matéria podem ser acompanhados em suas redes sociais. Lá, é possível observar que, seja em dezembro, janeiro, fevereiro ou em qualquer outra época do ano, pessoas dedicam seu tempo e energia cultivando e praticando ações que fazem a magia do Natal acontecer todo dia.







