O fim de tarde na Região Metropolitana de Campinas ganhou as cores do tempo seco e das queimadas que castigam várias cidades. O céu avermelhado escondeu parte da luz do sol, ao mesmo tempo que trouxe beleza ao final desta sexta-feira (23). Os tons diferentes e o calor que chegou perto dos 34°C foram anúncios da mudança de tempo que está para chegar.
De acordo com o Cepagri da Unicamp, a fumaça gerada pelas queimadas em todo o estado está sendo carregada pelos ventos, o que encobriu o sol na RMC. A aproximação e passagem de uma frente fria, aponta o centro de pesquisas, mudarão o tempo na RMC, trazendo chuvas e queda expressiva nas temperaturas.
A previsão para este sábado (24) é de céu parcialmente nublado pela manhã, e aumento de nebulosidade ao longo do dia. À noite, céu encoberto com possibilidade de chuvas, especialmente na forma de pancadas.
Para o domingo (25), a tendência é de céu nublado a encoberto, com chuvas a qualquer momento do dia, de forma recorrente ou contínua, podendo se prolongar até a madrugada da segunda-feira. Embora as chuvas sejam esperadas principalmente com intensidades fracas a moderadas, alguns momentos de chuva forte podem ocorrer, não se descartando algumas trovoadas.
Neste sábado, informa o Cepagri, as temperaturas devem ficar entre 17 e 32°C, uma vez que a frente fria terá influência mais direta a partir do final do dia. No domingo, as temperaturas ficam mais baixas e com pequena amplitude térmica, devendo ficar entre 13 e 20°C.
Na virada de domingo para segunda-feira, é esperada uma queda acentuada nas temperaturas, podendo resultar em mínimas em torno de 8 a 10°C na região na madrugada de segunda-feira, quando a máxima esperada é de 20°C. A sensação de frio deverá ser agravada por ventos contínuos com intensidade moderada a forte, segundo o Cepagri. O frio mais intenso é esperado para até terça-feira. A partir da próxima quarta, as temperaturas deverão voltar a subir de forma acentuada.