Julho vai terminando e a corrida eleitoral em Campinas acelera o calendário. O último final de semana do mês marcará a convenção do partido Republicanos (Repub), legenda do prefeito Dário Saadi. Ele terá seu nome oficializado e aclamado neste domingo (28), com as “bençãos” e apoio do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, também Republicanos, como candidato à reeleição.
Tarcísio confirmou presença na última quinta-feira (25), após convite do diretório municipal. Ele deve discursar durante um grande ato programado para às 11h, no Expo D. Pedro, local do evento, juntamente com outras lideranças partidárias locais, estaduais e nacionais.
O evento terá início às 8h30 quando os demais partidos da coligação farão suas convenções para oficializar seus candidatos a uma das 33 cadeiras da Câmara Municipal. Elas devem durar em média cerca de 30 minutos e algumas vão acontecer simultaneamente, segundo informações da assessoria da candidatura de Dário.
A batida no martelo pelo nome do prefeito é apenas um rito do processo eleitoral. Dário já tinha o aval do partido e de seus principais padrinhos desde que alçou o Palácio dos Jequitibás. Só um desastre político tiraria seu nome da corrida, o que não ocorreu.
Além disso, Dário tem a máquina para mostrar, dentro dos limites impostos pela legislação, o seu governo aos eleitores. Ele vai adotar uma narrativa de que executou grandes realizações pela cidade, enumerando inaugurações e projetos bem-sucedidos, mas vai reconhecer que nem tudo está perfeito e que seguirá trabalhando para aprimorar a gestão.
Seus opositores
O desenho da política para 2024 está traçado. Dário Saadi, que governa desde 2021, será o alvo preferido dos seus oponentes. Rafa Zimbaldi, por exemplo, disputou o segundo turno das eleições de 2020 com discurso crítico. Houve embates tensos nos debates da TV e de outras plataformas eletrônicas.
Desde então, Rafa tem procurado ser seu rival mais contundente, tentando antagonizar com questionamentos da agenda municipal.
Recentemente, porém, Rafa saiu “derrotado” ao ser condenado pela Justiça Eleitoral, que determinou uma multa de R$ 9 mil ao pré-candidato a prefeito de Campinas pelo Cidadania por propaganda eleitoral antecipada e descumprimento de ordem judicial para retirada de outdoors espalhados pela cidade.
A decisão do juiz eleitoral Anderson Pestana de Abreu, da 379° Zona Eleitoral de Campinas, foi publicada na última segunda-feira (22). A ação foi proposta pelo partido Republicanos, do prefeito de Campinas Dário Saadi.
Rafa argumentou que vai recorrer da decisão e alfinetou Dário. “Com tantos problemas que enfrentamos na nossa cidade de Campinas e o partido do prefeito gastando tempo pedindo a retirada de uma placa de ‘parabéns’”, criticou Zimbaldi. “Qual o problema de dar parabéns a Campinas” é a narrativa que o pré-candidato está usando nas redes sociais.
Convenção para Rafa
A convenção que vai oficializar o nome de Rafa Zimbaldi vai ocorrer no dia 3 de agosto, próximo sábado, no Clube Vila Marieta, em Campinas. De acordo com a sua assessoria, presenças confirmadas do pré-candidato a prefeito Rafa Zimbaldi (Cidadania), do presidente da Executiva Nacional do Cidadania, Comte Bittencourt, e do presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo.
O evento também contará com a participação de Ana Stela Alves de Lima, presidente do Diretório Municipal do Cidadania de Campinas; Valdirlei Martinghi, o Lico, presidente do AGIR de Campinas; de Márcio Chaib, presidente da Executiva Municipal do PSDB de Campinas; de Michele Zimbaldi, presidente do PMB de Campinas; e de Casemiro Reis, presidente do Diretório Municipal do PDT de Campinas.
O encontro ainda vai reunir correligionários e demais lideranças municipais, regionais e estaduais que fazem parte da coligação que apoia a disputa de Rafa Zimbaldi à majoritária em Campinas e que é formada, até o momento, por PSDB, Cidadania, PDT, AGIR e PMB.
“Esta aliança representa um movimento que quer a mudança administrativa de Campinas”, reforça Rafa.
PT de Tourinho
O petista Pedro Tourinho chega na eleição de 2024 com uma trajetória ascendente. Depois de ter sido vereador por dois mandatos (2013-2016/2017-2020), candidatou-se a prefeito. Apesar de derrotado, teve boa votação (quase 100 mil votos). Analistas políticos enxergam Tourinho como o representante que vai antagonizar o debate ideológico da eleição, sendo uma espécie de contraponto ao bloco de centro-direita que Dário, Zimbaldi e Wilson Matos ocupam.
Se a eleição em Campinas repetir a polarização que se repete no País, Tourinho vai tentar ser esse “lado da esquerda” no debate.
A convenção que vai sacramentar Tourinho como cabeça de chapa e Edilene Santana (PSOL) como vice está marcada para 3 de agosto também. A coligação junta PT, PSOL, PCdoB, PV, Rede e UP. O evento está marcado para o Espaço Bonvenon, na Vila Industrial.
NOVO já confirmou
Depois de confirmar a substituição do vereador Paulo Gaspar (NOVO) pelo empresário Wilson Matos, o partido já definiu seu nome. Wilson Matos foi sacramentado em convenção híbrida (presencial e on-line). O empresário participou por video conferência, já que teve que viajar aos EUA de última hora. A vice do NOVO, que terá chapa pura, é Janaína Calvo.
As coligações
De 20 de julho a 5 de agosto, partidos e federações realizam as convenções partidárias para deliberar sobre coligações e escolher candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.
Após a definição das candidaturas, as agremiações têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral.
O dia 16 de agosto marca o início da propaganda eleitoral, após o prazo de registro de candidaturas. Até lá, qualquer publicidade ou manifestação com pedido explícito de voto pode ser considerada irregular e é passível de multa.
A exibição da propaganda no horário eleitoral gratuito em rádio e TV vai de 30 de agosto a 3 de outubro. A contagem é feita considerando os 35 dias anteriores à antevéspera do 1º turno.