Um temporal no final da tarde desta quinta-feira (2), no primeiro dia útil do ano do campineiro, provocou transtornos no trânsito e derrubou árvores em pelo menos cinco bairros: Botafogo, Centro, Bonfim, Jardim Brasil, Parque Via Norte e Cambuí. Motoristas foram surpreendidos com a ventania e o tempo fechou.
Houve alagamento em regiões historicamente vulneráveis, como a Delfino Cintra, Barata Ribeiro e Brasil.
A chuva já era prevista pela meteorologia. A tendência é de novos períodos de instabilidade até o final da semana.
A Defesa Civil de Campinas registrou 16 ocorrências relacionadas à chuva nesta quinta-feira, 2 de janeiro, até 17h30. Foram 11 quedas de árvores e cinco de galhos. Não há registros de feridos.
As equipes de arborização do Departamento de Parques e Jardins (DPJ) estão nas ruas, em locais de quedas de árvores e galhos, para desobstruir as vias e recolher o que for preciso.
As quedas de árvores foram no Parque Via Norte, Rua Umberto Avenienti; Centro, Rua Padre Vieira e Rua Irmã Serafina; Jardim Brasil, duas na Rua Frei Manoel da Ressurreição; Cambuí, Rua Conceição; Botafogo, Rua Culto à Ciência e Rua Salustiano Penteado; Bonfim, Rua Dr. Joaquim de Souza Campos Júnior e Rua Emílio Henking; e Novo Botafogo, Rua Dr. Mascarenhas Neves.
E quedas de galho no DIC 5, Rua Laércio Leite de Godoy; Cambuí, Rua Dr. Emílio Ribas; Chapadão, Rua 14 Bis; e Vila Industrial, Rua Prudente de Morais; e Centro, Rua Marques de Três Rios.
Segundo a Defesa Civil, o maior índice de chuva foi de 18,4 milímetros na Estação Córrego Serafim. De acordo com dados do Cepagri, o vento foi de 39,3 km às 16h.
Houve também alagamento na Avenida Dr. Heitor Penteado, na região do Kartódromo da Lagoa do Taquaral, e na Rua Álvaro Muller, entre Rua Visconde de Taunay e a Rua Sacramento. As duas vias já estão liberadas.
Queda de energia
O Centro de Saúde (CS) Anchieta precisou suspender temporariamente o serviço de vacinação na tarde desta quinta-feira após a unidade registrar problema em uma geladeira por conta da oscilação de energia. Os demais atendimentos não foram afetados.
A concessionária CPFL já foi acionada para verificar o caso e a previsão é de que a unidade retome a vacinação nesta sexta-feira.
Previsão
De acordo com o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a RMC amanheceu sob céu parcialmente nublado a nublado, com chuvas isoladas nas localidades mais próximas a Mogi Guaçu. A temperatura estava em torno de 19°C nesta quinta-feira pela manhã.
A aproximação de uma frente fria pelo Sul do País reforça áreas de instabilidade em SP e potencializa a ocorrência de chuvas na região até amanhã, de forma mais bem distribuída.
Na sexta-feira e no sábado, chuvas mais expressivas e generalizadas devem ocorrer, também devido à aproximação (sexta-feira) e passagem (sábado) da frente fria. A previsão para a sexta-feira e a tendência para o sábado é de céu parcialmente nublado a nublado.
Chuvas podem ocorrer a qualquer momento do dia: durante a madrugada e manhã podem ocorrer temporais (especialmente pela madrugada) e períodos de chuvas mais leves decorrentes de temporais se dissipando; a partir da tarde, novas instabilidades se formam, dando origem a novas tempestades, que podem ser de alto impacto, também associadas a chuvas localmente fortes, grande incidência de raios, rajadas de vento da ordem de 60 a 80 km/h ou pontualmente superiores e possibilidade de granizo.
Podem ocorrer picos de chuva forte que resultem em acumulados expressivos, sendo recomendada atenção quanto à possibilidade de pontos de alagamento e enxurradas. As temperaturas ficam entre 20 e 29°C na sexta-feira e entre 20 e 28°C no sábado.











