A forte chuva que caiu no final da tarde desta terça-feira (17) parou Campinas. Correntezas, alagamentos e quedas de árvores e de energia em vários pontos da cidade voltaram a provocar transtornos, bem no horário em que a população estava voltando para casa e o movimento era intenso. Uma mulher chegou a ser arrastada pela correnteza, mas foi resgatada.
A área central foi bastante afetada. Diversos trechos da região tiveram pontos de congestionamento de veículos. Carros também foram flagrados boiando e arriscando passagem em setores tomados pela água. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil aceleravam de um lado para outro.
Na frente da Prefeitura, uma mulher tentou atravessar a Avenida Anchieta, caiu e foi arrastada pela correnteza. Um grupo de pessoas conseguiu resgatá-la.
Histórico ponto de alagamento na cidade, a Avenida Princesa D’ Oeste foi tomada pela correnteza. Inundações também aconteceram em vários outros trechos da região central: na Avenida Anchieta (ambas as pistas), entre a Rua Major Solon e a Avenida Dona Libânia, na Avenida Irmã Serafina com Rua Conceição e na Avenida Anchieta (pista Interna) com Rua General Osório. Ainda na área central, as avenidas Brasil, Francisco Glicério e Delfino Cintra também foram tomadas pelas águas, assim como a Rua Álvaro Muller, na Vila Itapura. Na Avenida Luiz Smânio, no Jardim Chapadão, a inundação paralisou o trânsito.
Susto
“Fazia tempo que não via um temporal como esse”, disse assustada a dona de casa Josefina Pedroso, moradora do Jardim Eulina há mais de 50 anos. “Foi um dilúvio aqui”, afirmou a moradora, que viu a água alagar a cozinha e o banheiro da casa da filha, que é vizinha na Rua Dr. Walter Pereira de Queiroz. Um imóvel na Rua Manoel Herculano Marques de Fontes, no Loteamento Parque São Martinho, também alagou, segundo informações da Defesa Civil.
Até o início da noite de ontem, oito quedas de árvores foram registradas em Campinas nos seguintes locais: Rua Bortolo Martins (Chácara Santa Margarida), Rua Amparo (Novo Campos Elíseos), Rua Ernani Pereira Lopes (Jardim Flamboyant), Rua Ana Arruda de Camargo (Jardim Nilópolis), Rua Bruna Ventura Di Grazia (Jardim Santana), Rua Duarte da Costa (Vila Nogueira), Rua Maísa (Parque Brasília), Rua Mário Bueno de Camargo (Jardim Santana).
Moradores do Mansões Santo Antônio relataram que a queda de uma árvore na Rua Hermantino Coelho bloqueou o trânsito de veículos no local.
VEJA FOTOS DOS TRANSTORNOS




Tapetão congestionado
O temporal provocou a interdição do acesso da Rodovia D. Pedro I para a Zeferino Vaz, segundo a Rota das Bandeiras, concessionária que administra o trecho. O tapetão ficou congestionado. Os motoristas que iam em direção a Barão Geraldo ou Paulínia encontraram dificuldades e tiveram que buscar caminhos alternativos. Segundo o Cepagri, o maior volume registrado foi de 35.6mm da tarde desta terça-feira, em Campinas.



CONFIRA OS VÍDEOS
* Matéria atualizada às 20h15 para acréscimo de informações







