A forte tempestade que atingiu a Região Metropolitana de Campinas (RMC) na tarde desta segunda-feira (22) provocou estragos em diversas cidades. Em Americana, o telhado e outras partes estruturais de um hospital psiquiátrico desabaram durante a chuva.
No momento do temporal, cerca de 30 funcionários e 30 pacientes estavam no local e foram retirados em segurança. Ninguém ficou ferido.
De acordo com a direção da instituição, além do telhado, dois muros que davam acesso à rua caíram, árvores foram derrubadas no terreno e a falta de energia elétrica comprometeu o funcionamento do hospital. Uma viga chegou a perfurar o teto da cozinha.

O atendimento foi suspenso, e os pacientes foram transferidos para outras unidades de saúde da cidade e para os cuidados de familiares.
A diretoria estima que o prejuízo pode chegar a milhões de reais e não há previsão para o retorno das atividades, que depende da arrecadação de recursos para a reconstrução.
O hospital filantrópico está em atividade há mais de 60 anos no município.
Em Campinas, os ventos chegaram a 74,1 km/h e o volume de chuva acumulado foi de 55,6 milímetros, segundo a Prefeitura.
Às 13h53, a Defesa Civil do Estado emitiu alerta severo para toda a região, com risco de destelhamento e queda de árvores.