“Um gênio se faz com um por cento de inspiração e noventa e nove por cento de esforço”. Essa é uma famosa frase de Thomas Edison e decidi iniciar nossa reflexão com ela, pois estamos vivenciando um momento no calendário e na cultura que suscita novas tentativas dadas o término do ano de 2024 e início de 2025 com sonhos e afins… Você aceita refletir junto a mim sobre esse tema? Ótimo, então vamos juntos.
Thomas Edison (1847-1931) foi um dos maiores inventores da humanidade, sua principal invenção foi a lâmpada incandescente que usamos hoje em dia. Sobre tal invento, gostaria de chamar a atenção para o seu processo de criação: Edison ouviu de seu ajudante depois de 700 tentativas frustradas que eles estavam “perdendo tempo” e não haviam evoluído em nada! Edison inconformado respondeu algo como: “Nós aprendemos 700 novas maneiras de como não se fazer uma lâmpada! Avançamos 700 passos rumo a nosso objetivo final!”. Mesmo após tal episódio Edison e seu ajudante finalizaram a lâmpada depois de 1.200 tentativas.
Com tal história é possível refletirmos sobre alguns aspectos primordiais nos dias de hoje, por exemplo: você tem um objetivo em sua vida ou ao menos em 2025 para o ano que logo se iniciará? Esteja ciente de que caso não tenha então qualquer coisa ou lugar lhe serve. Outra provocação é: Você tem a famosa “resiliência”, a capacidade de contornar obstáculos pelos quais encontrar no caminho (tendo em vista que repetir as mesmas estratégias não é lá algo muito inteligente de se fazer)? Você se permite descansar, se vê como merecedor de tal momento?
Você encara com otimismo ou pessimismo os resultados que vem obtendo durante o processo? Pois bem, após essa enxurrada de provocações eu espero que você reflita, sem pressa, sobre como está levando sua vida esse ano e como precisa modifica-la e ajustá-la para vivenciar um 2025 mais próspero e se quiser, pode inclusive usar da história de Thomas Edison como modelo, o que na PNL (Programação Neurolinguística) chamamos de modelagem (ações, crenças e pensamentos).
Ao longo da historia da filosofia muitos foram os pensadores que pautaram suas vidas em busca de respostas, tivemos Aristóteles buscando o que fazia o ser humano feliz, Kant buscando como deveríamos nos comportar eticamente em sociedade, Descartes buscando o conhecimento seguro, na psicanálise tivemos pensadores como Freud, Lacan, Jung dentre outros que buscavam compreender traumas que há em nosso inconsciente e como eles podem e têm o poder de nos sabor impedindo-nos de crescer e prosperar nas mais diversas áreas da vida.
Já falamos sobre tentativas com base em aspectos materiais, técnicos e históricos, mas e quando nos percebemos perdidos na vida, melancólicos, depressivos, desanimados, sem saber o rumo que devemos tomar, apenas certos de que não mais queremos continuar onde estamos; o que fazer? O que tal provocação tem haver com a Tentativa? Pois bem, quando focamos no aspecto emocional, comportamental e pessoal penso que tão importante quanto encontrar seu ‘lugar no mundo’, seja seu constante incômodo até não encontrá-lo e suas constantes tentativas para se reconhecer feliz e em paz consigo, e quando me refiro a isso me refiro a aspectos simples e corriqueiros; nada de carros importados, mansões ou contas bancárias milionárias…
Tentar Ser Feliz e se Sentir em Paz deveriam ser exercícios diários de todos aqueles que levam uma vida monótona, alienada e improdutiva. É uma escolha corajosa, que exige foco e persistência, mas sem perder a leveza da caminhada. A paisagem da jornada é tão importante quanto a chegada, as oportunidades disfarçadas de problemas são fundamentais em nosso desenvolvimento pessoal rumo aos nossos objetivos.
Tente! Não desista de tentar, desista de desistir! Tente obter novos resultados em 2025 a partir de mudanças em sua vida. Se você conseguir isso sozinho, meus parabéns, se precisar de um terapeuta, busque um, pois nem sempre vemos nossas mazelas, um treinador de time de futebol enxerga melhor o jogo, pois está do lado de fora, o que facilita ele a mudar a estratégia, fazer substituições, sugerir um posicionamento ao “jogador” e esse jogador, essa jogadora (em processo clínico terapêutico) é você! Tente! Tentar e errar é melhor do que nem tentar. Um grande e apertado abraço.
Thiago Pontes é Filósofo e Neurolinguísta (PNL) – Instagram @institutopontes_oficial











