O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) divulgou decisão favorável à comissão Executiva Municipal do União Brasil para que seja mantido o apoio à coligação “Campinas do Lado Certo”, que é a base para a reeleição do prefeito Dário Saadi (Republicanos). Cabe recurso.
A tutela de urgência foi solicitada pelos membros da Comissão Executiva Municipal do União Brasil porque haveria divergências com a esfera estadual do partido na formação da coligação majoritária.
A decisão devolve o União Brasil para os antigos membros, valida o apoio da legenda para a coligação Campinas do lado certo, liderada pelo candidato à reeleição Dário Saadi (Republicanos), e dá cobertura para fundamentar a candidatura dos vereadores e a decisão impede o uso do tempo de TV do União Brasil pela coligação “Campinas uma cidade para todos”, de Rafa.
Em decisão liminar, o juiz da 33ª Zona Eleitoral de Campinas, Luiz Antonio Alves Torrano, suspendeu, na segunda-feira (12), os atos decorrentes da deliberação da convenção presidida por Manoel do Carmo Rodrigues dos Santos e que foi realizada no dia 3 de agosto, quando foi decidido o apoio à coligação “Campinas uma cidade para todos”, em apoio à candidatura de Rafa Zimbaldi (Cidadania).
Também foi suspensa a determinação do Diretório Estadual do Partido União Brasil – que havia anulado a decisão da Executiva Municipal de apoiar a coligação Campinas do Lado Certo, ocorrida no dia 2 de agosto.
Torrano entendeu que essa convenção foi convocada de forma legítima, atendendo aos requisitos estatutários e deliberou apenas para a disputa pelos cargos proporcionais.
O juiz ainda suspendeu a anulação da Comissão Provisória Municipal do União Brasil e a reconduziu ao comando do partido local.
Entenda o Caso
Em convenção do candidato Rafa Zimbaldi (Cidadania), no dia 3 de agosto, foi anunciada Raquel Rímoli (União Brasil) como candidata à vice, em decisão costurada com a executiva estadual do União Brasil.
No dia seguinte, foi feito um manifesto em frente ao diretório municipal do União Brasil contra a decisão da executiva estadual do partido, já que os representantes municipais haviam decidido pelo apoio à Dário Saadi (Republicanos), durante convenção realizada em 28 de julho. A chapa tem um total de 34 pré-candidatos.
Os três vereadores do União Brasil, Edison Ribeiro, Major Jaime e Rodrigo da Farmadic, deixaram claro na ocasião que não apoiariam a coligação com Rafa Zimbaldi, alegando que houve interferência do alto comando estadual para que fosse feita uma mudança e declarado apoio à Rafa, contrária à vontade dos filiados locais.
Esta quinta-feira (15) é o último dia para registro das candidaturas aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores à Justiça Eleitoral. No Sistema de Candidaturas o nome de Rafa Zimbaldi ainda não consta.
A chapa de Zimbaldi corre contra o tempo e recorre ao Tribunal Regional Eleitoral para tentar retomar o que foi decidido pela executiva estadual. Nos bastidores, integrantes do grupo de Rafa se mostram confiantes em uma reviravolta. Caso não haja uma nova mudança na situação, Rafa Zimbaldi que indicar uma outra pessoa para compor de vice na sua chapa.











